Operação investiga esquema de desvio de verbas públicas

Agentes da Polícia Federal saíram carregando um malote da casa do empreiteiro João Amorim, em área nobre de , no fim da manhã desta quinta-feira (9). Os federais estavam desde as primeiras horas na residência do empresário, alvo da Operação Lama Asfáltica, que segundo a corporação investiga esquema de desvio de dinheiro público por meio de fraudes em licitações.

Ao todo, sete pessoas deixaram a casa de João Amorim por volta das 11h30. Ninguém quis falar sobre o cumprimento de ordem judicial no imóvel.

Em nota, mais cedo, a PF avisou que as investigações sobre o suposto esquema começaram em 2013. A mesma fonte disse que “a organização criminosa atua no ramo de pavimentação de rodovias, construção de vias públicas, coleta de lixo e limpeza urbana, entre outros”.

A Operação Lama Asfáltica envolve, além da PF, a CGU (Controladoria-Geral da União), MPF (Ministério Público Federal) e Receita Federal. Visa desarticular organização criminosa especializada em desviar recursos públicos, inclusive federais, por meio de fraudes a licitações, contratos administrativos e superfaturamento em obras públicas.