Pular para o conteúdo
Justiça

Traficante liberado em MS após ser preso com meia tonelada de cocaína ‘some’

Motorista foi preso por agentes da PRF (Polícia Rodoviária Federal) em Corumbá
Celso Bejarano -

Até por volta do meio-dia desta quinta-feira (5), a polícia não havia recapturado o motorista preso com meia tonelada de droga, 26 dias atrás, em . O homem, cujo nome ainda não foi divulgado, levava cocaína, principalmente, e maconha na carroceria de um caminhão carregado com minério de ferro para o interior de . Mesmo com o flagrante, um juiz mandou soltá-lo no dia seguinte à apreensão. A pedido do MPMS (Ministério Público de ), o TJ (Tribunal de Justiça) rejeitou a soltura do motorista e mandou prendê-lo novamente.

O Midiamax, em contato por telefone com a Polícia Federal, em Corumbá, cidade distante 427 km, soube que o preso nem sequer foi levado para a sede da PF e, sim, para a delegacia da Polícia Civil da cidade. Ao jornal, um policial civil que não quis comentar o caso oficialmente, disse que o não tinha sido recapturado. A fonte afirmou que “acha” que o motorista more em São Paulo e, para lá, viajou assim que conquistou a liberdade.

O motorista de 48 anos foi preso por agentes da PRF (Polícia Rodoviária Federal) nos arredores de Corumbá. Na abordagem, o homem mostrou-se impaciente e logo os policiais acharam a droga na carroceria do caminhão que seguia da fronteira para Pindamonhangaba, cidade distante 130 km da capital São Paulo.

A prisão

A apreensão ocorreu num sábado (15), perto da meia-noite. O homem foi conduzido à delegacia, em Corumbá, e lá o flagrante, homologado, condição necessária para sua prisão preventiva, sem data fixa para expirar.

No entanto, logo na manhã seguinte, a defesa do capturado ingressou com recurso judicial como tentativa de libertá-lo. E conseguiu com uma decisão rara no histórico do judiciário sul-mato-grossense.

Por interpretar que o detido não tinha histórico de antecedência criminal ou ligação com traficantes de droga, o magistrado plantonista Miglioranzi Santos mandou soltá-lo de imediato.

O motorista foi embora naquele mesmo domingo.

Contudo, o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), por meio da Promotora de Justiça, Gabriela Rabelo Vasconcelos, entrou com recurso por entender que o homem preso com meia tonelada de droga devia seguir capturado.

O MP apresentou o chamado recurso em sentido estrito e medida cautelar inominada, com pedido liminar para suspender a decisão que livrou o motorista.

Para a promotora, conforme informou a assessoria de imprensa do MPMS, a decisão de primeiro grau desconsiderou os requisitos legais da prisão preventiva, previstos no art. 312 do Código de Processo Penal.

O dispositivo, seguiu a assessoria, permite a decretação da medida para garantia da ordem pública, conveniência da instrução criminal ou para assegurar a aplicação da lei penal, desde que presentes prova da materialidade e indícios de autoria.

Ao concordar com o pedido liminar da promotora na segunda-feira (2), o juiz substituto em segundo grau Alexandre Corrêa Leite destacou que a elevada quantidade de droga, associada a indícios de atuação em organização criminosa, revela a periculosidade concreta do investigado e justifica a prisão preventiva.

Para o magistrado, narrou a assessoria, a medida cautelar se mostra necessária para proteger a ordem pública e a credibilidade da Justiça penal, pois os volumes e a natureza das substâncias apreendidas superam os parâmetros usuais de gravidade, evidenciando a necessidade de segregação imediata.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Macaco que anda ‘como humano’ choca turistas em praia do Pará: ‘Não é IA’

PF deflagra operação em Sidrolândia contra esquema de contrabando de cigarro

navirai camara

Juiz ratifica provas após erro processual anular condenação de ex-presidente de Câmara

‘Briga familiar e drogas’, relata sobrinho de homem morto sobre vila em que Emanuelly morava

Notícias mais lidas agora

Promotor aponta falha em laudo que livrou JBS por poluir córrego turístico e pede nova perícia

policia filho

Preso suspeito de matar filho de policial no Nova Lima; ‘Rato’ segue foragido

carlo acutis milagre em campo grande

Com pedaço do coração em Campo Grande, beato Carlo Acutis será canonizado esta semana no Vaticano

De Campo Grande, casal morre em acidente de carro na Raposo Tavares

Últimas Notícias

Cotidiano

VÍDEO: Com aeronave e equipe em solo, Bombeiros usam 21 mil litros em combate à incêndio

Incêndio atingiu área de vegetação na zona rural de Campo Grande, próximo aos bairros Santa Luzia e José Abraão, na região noroeste da capital

Esportes

Corinthians e Cruzeiro avançam à final do Campeonato Brasileiro Feminino

Final do Brasileiro será disputada em partidas de ida e volta nos dias 7 e 14 de setembro

Trânsito

Comerciante morre em capotagem na MS-316, em Paraíso das Águas

Wilson era bastante conhecido no distrito de Pouso Alto e a morte dele comoveu a cidade

Cotidiano

VÍDEO: Incêndio atinge área de vegetação ao lado de residencial no Jardim Seminário

Fogo se espalhou rapidamente e fumaça se alastrou por todo o bairro