Política / Justiça

Dia da Justiça é nesta quarta-feira, mas órgãos transferem feriado em MS; confira datas

Data é celebrada nesta quarta-feira em todo o território nacional

Gabriel Maymone Publicado em 08/12/2021, às 10h35

Órgãos do Judiciário transferiram feriado do Dia da Justiça em MS
Órgãos do Judiciário transferiram feriado do Dia da Justiça em MS - Henrique Arakaki / Midiamax

O Dia da Justiça é comemorado nesta quarta-feira, 8 de dezembro. A data consta como feriado no calendário oficial dos órgãos do Judiciário, porém, este ano, foi transferida em Mato Grosso do Sul.

O MPT-MS (Ministério Público do Trabalho de MS) alterou o feriado para a próxima sexta-feira (10), quando não haverá expediente nas unidades de Campo Grande, Dourados e Três Lagoas. 

Dessa forma, os prazos com início ou término no dia 10 de dezembro ficarão automaticamente prorrogados para a segunda-feira (13).

Já o MPMS (Ministério Público de MS) e TJMS (Tribunal de Justiça de MS) transferiram o feriado em alusão ao Dia da Justiça para o dia 7 de janeiro de 2022, sexta-feira.

Dia da Justiça

A Lei 1.408, de 1951, criou o feriado em todo o território nacional. A data é comemorada desde 1940, em referência à Imaculada Conceição, mas a primeira celebração oficial ocorreu em 1950, por iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros.

A data tem o objetivo de homenagear o Poder Judiciário brasileiro e todos os profissionais responsáveis em fazer com que a justiça seja cumprida com imparcialidade.

Trata-se de um feriado forense, ou seja, dia em que as atividades dos órgãos do Poder Judiciário estão suspensas, conforme Art. 60. da Lei nº 11.697, de 13 de junho de 2008.

Jornal Midiamax