Pular para o conteúdo
Justiça

Em disputa bilionária, irmãos Batista perdem controle da Eldorado para fundador

Decisão liminar do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) tirou 8.28% do controle acionário da Eldorado Celulose e Papel S.A, em Três Lagoas, da J&F Investimentos pertencente aos irmãos Joesley e Wesley Batista e devolveu ao Fundo de Investimentos em Participações Multiestratégia do empresário Mário Celso Lopes, fundador da fábrica. A liminar […]
Arquivo -
recurso Paper Excellence detêm ações de complexo industrial em Três Lagoas (Divulgação
Paper Excellence detêm ações de complexo industrial em Três Lagoas (Divulgação

Decisão liminar do (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) tirou 8.28% do controle acionário da Celulose e Papel S.A, em , da J&F Investimentos pertencente aos irmãos Joesley e Wesley Batista e devolveu ao Fundo de Investimentos em Participações Multiestratégia do empresário Mário Celso Lopes, fundador da fábrica.

A liminar não apenas restabelece direito de voto ao empresário, mas tira o comando acionário das mãos dos irmãos Batista, que travam disputa judicial bilionária pelo controle da gigante de celulose com a Companhia Paper Excellence S.A.

O empresário recorreu à Justiça após ter percentual acionário diluído no decorrer de operações feitas sem seu conhecimento. No início das atividades, Lopes detinha 25% do capital da fábrica enquanto e a J&F os outros 75%. Após ter sua participação reduzida a 16,72%, ele acionou a Justiça.

Na primeira instância, o juiz da 4ª Vara Cível de Três Lagoas negou a liminar. No TJMS, o desembargador Nélio Stábile concedeu, na quarta-feira (27), o direito do empresário participar ‘de todas as deliberações’ envolvendo a empresa até o julgamento do mérito da ação de nulidade acionária.

“Dentre as arbitrariedades observadas, destaca-se a violação à cláusula anti-diluição prevista no item 2.4. do contrato parassocial, ocorrida com a incorporação da Florestal Brasil S/A, que redundou na indevida redução da participação no capital social da acionista MJ, de 25% para 16,72, motivo pelo qual reputo ser plausível,
recomendável e mesmo necessário assegurar à Recorrente, ao menos provisoriamente, o direito de voto, em proporção correspondente a 8,28% das ações representativas do capital social da empresa Eldorado”, apontou o desembargador.

“Não se está diante de qualquer conflito societário, mas de uma disputa que permeia os R$ 11,2 bilhões”, ressaltou o advogado Lucas Mochi, sócio da Mochi & Bento Advogados Associados, que representa o Fundo de Investimentos em Participações Multiestratégia.

Tribunal arbitral

Na decisão, o desembargador determinou que seja comunicada também a CAM (Câmara de Arbitragem do Mercado do Estado de São Paulo). Com a retomada dos 8.28% em ações por Mário Celso Lopes, a J&F perdeu o controle acionário e nem ela nem a Paper Excellence S.A poderão decidir sobre a fábrica sem consultar o empresário.

Desde 2018, ambas disputam o controle da Eldorado. Na última semana, o tribunal arbitral da ICC (Internacional Chamber of Commerce) determinou a formação de um comitê de governança corporativa formado por representantes de ambas as empresas para decidir sobre as transações envolvendo a Eldorado. A decisão sobre o caso, que corre em sigilo, foi tornada pública apenas nesta quinta-feira (28).

Com a medida do ICC e a concessão da liminar pelo TJMS, o advogado do Fundo de Investimentos em Participações Multiestratégia irá protocolar pedido para que seja assegurada também a participação do empresário fundador da fábrica.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Sem consenso, vereadores adiam mais uma vez relatório da CPI do Consórcio Guaicurus

Ação leva serviços sociais, jurídicos e de saúde aos moradores de Rochedinho neste sábado

Acordo com Itaipu garantirá obra em estrada rural de Iguatemi (Divulgação)

Empresas de MS alvo de operação contra PCC têm histórico de problemas fiscais

Dia Nacional de Combate ao Fumo alerta para riscos do cigarro; tratamento é gratuito em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Sem consenso, vereadores adiam mais uma vez relatório da CPI do Consórcio Guaicurus

Chineses alegam que Maracaju ‘sumiu’ com R$ 1,4 milhão de imposto de projeto bilionário

Governador Eduardo Riedel é recebido pelo diretor-presidente do Jornal Midiamax

Fernando Barrichello, filho de Rubinho, é anunciado para a temporada de 2026 da F-3

Últimas Notícias

Brasil

PGR se manifesta contra ter agentes da PF dentro da casa de Bolsonaro

Procurador-geral alega que policiamento no lado externo da casa de Bolsonaro deve ser reforçado

Polícia

‘Mijão’: réu em MS e líder do PCC, é suspeito de ter ordenado ataque a promotor de SP

Sérgio Luiz de Freitas está foragido e pode estar escondido na Bolívia

Cotidiano

Mato Grosso do Sul lidera ranking nacional de escolas conectadas

De suas 1.367 escolas de educação básica, 1.084 já estão conectadas à internet, o que faz com que o estado atinja a marca de 79,3% de cobertura

Mundo

Tribunal destitui primeira-ministra tailandesa por ligação comprometedora com líder do Camboja

Ligação tinha o objetivo de aliviar as tensões diplomáticas