Pular para o conteúdo
Justiça

Justiça determina que município de MS tenha pronto atendimento 24 horas em 30 dias

A Justiça determinou ao Município de Anastácio que garanta e viabilize, no prazo máximo de 30 dias, a prestação em um período de 24 horas, com equipe de saúde necessária para oferecer atendimento à população no Pronto Atendimento Ambulatorial de Atenção Básica. De acordo com a decisão, o atendimento deve ser prestado em dias de […]
Arquivo -

A Justiça determinou ao Município de que garanta e viabilize, no prazo máximo de 30 dias, a prestação em um período de 24 horas, com equipe de saúde necessária para oferecer atendimento à população no Pronto Atendimento Ambulatorial de Atenção Básica.

De acordo com a decisão, o atendimento deve ser prestado em dias de semana, finais de semana e feriados, e o juízo deve ser informado dos locais em que os serviços serão oferecidos, além da divulgação dos locais de atendimento para os munícipes, sob pena de multa de R$ 1.000 por dia de descumprimento, aplicado ao agente público responsável.

Segundo os autos, o Ministério Público ajuizou ação civil pública afirmando que tomou conhecimento de decisão em que ficou constatado que o Município de Anastácio não possui atendimento 24 horas à população em casos de patologias que necessitam de atendimento ambulatorial de atenção básica, como gripe, pequenos cortes e suturas, inalação, mal súbito por pressão arterial, entre outros.

Afirma que notificou o Município, por intermédio da Procuradoria Jurídica e Secretária de Saúde, para prestar esclarecimentos, sendo realizada audiência na Promotoria de Justiça de Anastácio. Após a audiência, oficiou ao Prefeito Municipal para manifestar-se sobre a possibilidade de se estender o atendimento no ambulatório municipal para o período de 24 horas, inclusive nos finais de semana e feriados.

Após as informações prestadas pelo Município de Anastácio, constatou-se que a população anastaciana está privada de atendimento ambulatorial de atenção básica no período de 24 horas, pois o atendimento é prestado até a meia noite nos dias de semana e até as 21 horas nos finais de semana e feriados.

Assim, o MP requereu a antecipação da tutela, tendo em vista a verossimilhança do direito postulado e o perigo da demora na prestação jurisdicional.

Para o juiz, o pedido de urgência é plausível diante da inexistência do Pronto Atendimento Ambulatorial de Atenção Básica, em um período de 24 horas, com equipe de saúde necessária para oferecer atendimento à população, podendo até, em muitos casos, inviabilizar o atendimento médico no Pronto Socorro de , que deve atender pacientes daquela cidade.

O juiz lembrou também dos casos clínicos mais graves para atender situações que poderiam e deveriam ser atendidas pela rede municipal de saúde de Anastácio, considerando a baixa e média complexidade.

“Caso os pacientes tenham que esperar pelo julgamento final do processo, o longo período já terá lhes trazido graves transtornos, talvez irreversíveis. A Constituição Federal, em seu art. 196, diz que a saúde é direito de todos e dever do Estado, o que deverá ser garantido por meio de políticas públicas que possibilitem o acesso universal e igualitário a ações e serviços”, escreveu na sentença.

No entendimento do magistrado, o dever da Administração de concretizar o direito à saúde dos cidadãos, imposto pela Constituição, não pode ser inviabilizado por entraves burocráticos ou outra justificativa, pois o que a Constituição impõe é a obrigatoriedade do Estado de garantir a saúde das pessoas.

“No caso dos autos, o Município apresentou apenas as dificuldades de realização de seu dever constitucional de prestar assistência à saúde para os munícipes. Diante do exposto, defiro a antecipação dos efeitos da tutela requerida”, completou.

(Com informações do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

UEMS mantém até dia 20 inscrições para seleção e preenchimento de vagas para professor temporário

Dois casos de varíola dos macacos são confirmados na fronteira com Corumbá

Juíza de MT alega tentativa de intimidação após ser investigada por intervir a favor do marido

PM que fazia romaria é morto com um tiro no peito

Notícias mais lidas agora

terenos

Prefeitura de Terenos suspende R$ 9,6 milhões em contratos investigados por fraude

Criação de Mato Grosso do Sul foi cartada que mudou o destino de Campo Grande e reinventou o Centro-Oeste

Diretora de licitação pediu ‘brinde’ em nome de marido vereador após ajudar empreiteiro

rayssa

Rayssa Leal erra manobras, sofre quedas e fica fora das finais na SLS de Paris

Últimas Notícias

Famosos

Vencedora do Oscar, Diane Kaeton morre aos 79 anos

Neste sábado (11), a atriz Diane Keaton faleceu aos 79 anos. A vencedora do Oscar morreu na Califórnia, nos Estados Unidos. Conforme a revista People, a causa da morte ainda não foi divulgada oficialmente. Reconhecida em Hollywood, a artista venceu o Oscar de melhor atriz em 1977. Na época, ela interpretou papel no filme “Annie … Continued

Brasil

Papa Leão XIV receberá Lula no Vaticano na próxima semana

O presidente já realizou encontros com os últimos três papas

Polícia

Motociclista levava criança e mulher a 120 km/h em moto sem retrovisores

Os envolvidos foram encaminhados para a Santa Casa; a mulher teve sua perna amputada e a crianças está estável

Famosos

De Luan Santana a Ney Matogrosso, relembre pessoal da arte que ‘levou e leva’ MS para o mundo

Neste 11 de outubro comemora-se a divisão do Estado