Pular para o conteúdo
Justiça

Justiça restitui cargo a presidente de conselho de saúde agredido por secretário

A juíza substituta de Itaporã, Dileta Terezinha Souza Thomaz, determinou que o ex- presidente do conselho municipal de saúde de Douradina – distante a 194 km de Campo Grande, Jeosafa da Rocha seja reconduzido ao cargo. Ele foi destituído, segundo a Justiça, de forma sumária há cerca de um ano, após investigar denúncias de funcionários […]
Arquivo -

A juíza substituta de , Dileta Terezinha Souza Thomaz, determinou que o ex- presidente do conselho municipal de saúde de Douradina – distante a 194 km de , Jeosafa da Rocha seja reconduzido ao cargo. Ele foi destituído, segundo a Justiça, de forma sumária há cerca de um ano, após investigar denúncias de funcionários da saúde. Jeosafá ainda teria sido agredido a socos pelo secretário municipal de saúde, Francisco Honorato Rodrigues.

Jeosafá entrou na Justiça com mandato de segurança por ter sido destituído de forma ilegal do cargo. Ele alega que foi regularmente eleito para um mandato de dois anos e só poderia ser destituído caso tivesse cometido irregularidades contra o regimento interno, o que não teria acontecido.

Segundo Josafá, ato de destituí-lo teria sido praticado pelo Secretário de Saúde do município e não pela presidente do conselho. Para ele, sua destituição foi feita de forma arbitrária, injustificada e sem legitimidade.

A destituição do cargo teria ocorrido após Josafá ter sido agredido pelo secretário Honorato Rodrigues, porque investigava a saúde pública de Douradina. À época, um inquérito policial foi aberto, e até hoje não foi concluído. O MPE (Ministério Público Estadual) também está investigando o caso.

Para a Justiça, Jeosafá não cometeu de qualquer uma das hipóteses do regimento interno que implicasse na destituição, nem mesmo qualquer falta ética e estava apenas exercendo o seu papel. Além disso, a remoção do cargo teria sido promovida sem assegurar o exercício da ampla defesa e contraditório, ocorrendo de forma sumária, sem que lhe fosse oportunizado prévio direito de defesa ou acesso às supostas infrações.

A decisão da Justiça foi expedida no dia 24 de maio de 2013, julgando ‘procedente conceder a segurança e determinar que o impetrante seja reconduzido ao cargo de Presidente do Conselho Municipal de Saúde do Município de Douradina-MS pela autoridade coatora’.

A reportagem tentou entrar em contato com o secretário municipal, mas não obteve resposta.

Agressão

A agressão teria ocorrido antes do início de uma reunião do Conselho. As discussões nem chegaram a acontecer porque, conforme o boletim de ocorrência registrado, Rodrigues chegou ao local alterado, e desferiu socos no rosto de Josafá. As lesões foram comprovadas por exame de corpo de delito.

Na opinião de Rocha, a agressão foi motivada pelo cumprimento de sua função como conselheiro, a de zelar pelo interesse público. Ele havia solicitado aos representantes da secretaria que levassem à reunião uma relação de nomes dos servidores municipais da saúde, junto com a folha de pagamento dos últimos três meses.

“Vários funcionários haviam nos procurado reclamando que estavam recebendo valor inferior ao salário normal. Ao mesmo tempo, o repasse da verba municipal para a saúde se manteve, ou seja, onde este dinheiro foi parar?”, questiona Rocha.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Macaco que anda ‘como humano’ choca turistas em praia do Pará: ‘Não é IA’

PF deflagra operação em Sidrolândia contra esquema de contrabando de cigarro

navirai camara

Juiz ratifica provas após erro processual anular condenação de ex-presidente de Câmara

‘Briga familiar e drogas’, relata sobrinho sobre vila em que tio foi morto e Emanuelly vivia

Notícias mais lidas agora

Promotor aponta falha em laudo que livrou JBS por poluir córrego turístico e pede nova perícia

policia filho

Preso suspeito de matar filho de policial no Nova Lima; ‘Rato’ segue foragido

carlo acutis milagre em campo grande

Com pedaço do coração em Campo Grande, beato Carlo Acutis será canonizado esta semana no Vaticano

De Campo Grande, casal morre em acidente de carro na Raposo Tavares

Últimas Notícias

Cotidiano

VÍDEO: Com aeronave e equipe em solo, Bombeiros usam 21 mil litros em combate à incêndio

Incêndio atingiu área de vegetação na zona rural de Campo Grande, próximo aos bairros Santa Luzia e José Abraão, na região noroeste da capital

Esportes

Corinthians e Cruzeiro avançam à final do Campeonato Brasileiro Feminino

Final do Brasileiro será disputada em partidas de ida e volta nos dias 7 e 14 de setembro

Trânsito

Comerciante morre em capotagem na MS-316, em Paraíso das Águas

Wilson era bastante conhecido no distrito de Pouso Alto e a morte dele comoveu a cidade

Cotidiano

VÍDEO: Incêndio atinge área de vegetação ao lado de residencial no Jardim Seminário

Fogo se espalhou rapidamente e fumaça se alastrou por todo o bairro