Conforme a PMA, o animal, que possui hábitos noturnos, costuma sair a procura de comida pelo Parque dos Poderes
O animal encontrado na manhã desta sexta-feira, no prédio da Justiça Federal, no Parque dos Poderes em Campo Grande, conforme a Polícia Militar Ambiental, era um ouriço-cacheiro (Coendou prehensilis). Os policiais resgataram o animal por volta das 10h30 e o encaminharam ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres-CRAS.
Segundo o segurança do local, o animal subiu no muro por volta da três horas da madrugada e a cerca elétrica foi desligada para que não sofresse choque.
De acordo com a PMA, o ouriço-cacheiro é inofensivo e, quando ameaçado, eriça os espinhos e aguarda. O espinho penetra lentamente no corpo da vítima, aprofundando sozinho depois de inoculado.
Um funcionário da Justiça Federal, que preferiu não se identificar, lamentou a demora no resgate do ouriço-cacheiro. “Tem que dar prioridade a esse tipo de situação. A PMA deveria contar com uma equipe de plantão para atender a esses casos.”, desabafou o funcionário público. Na manhã de hoje, agentes da PMA participaram de um desfile no Parque dos Poderes.
Recentemente, Mato Grosso do Sul registrou quatro casos de cães feridos pela espécie.