Pular para o conteúdo
Bastidores

[ BASTIDORES ] Vai sumir de novo?

Prefeitura não atualizou site e ex-gestor 'segue no cargo'
Da Redação -
prefeitura sumir relatório
Site não estava atualizado nesta quarta-feira (26). (Reprodução)

Sumiu?

Pesquisadoras compartilharam relato sobre estudo realizado na Casa da Mulher Brasileira em . Melhorias e falhas foram apontadas pelas estudiosas, que aguardaram mudanças no atendimento prestado por quase cinco anos. As melhorias não ocorreram e o destino do relatório foi questionado: sumiu?

Finalidade

A finalidade de consultorias e relatórios sobre melhorias que deveriam acontecer no atendimento à mulheres vítimas de violência no Estado foi questionada pelas pesquisadoras. O tempo passou e a situação pode se repetir, já que novo relatório foi prometido pelo Ministério das Mulheres. Será que desta vez haverão medidas eficazes?

Desatualizado

O ano virou, uma nova gestão chegou, mas o site oficial da prefeitura de está com as informações desatualizadas. Na página do gabinete do prefeito, ainda consta o nome do ex-chefe do executivo, Rudi Paetzold (MDB). Porém, desde 1º de janeiro de 2025, a nova prefeita é Niágara Kraievski (PP).

Lista de Ações

Durante a assinatura do decreto que formaliza a paridade das exportações de soja e milho no Estado, a senadora e coordenadora da Bancada Federal de MS no Congresso, Soraya Thronicke (PODE), utilizou parte do seu tempo de fala para destacar próprias ações em defesa do no Senado. Verdadeiro currículo de ações foi listado, com menção de nomes e até lembrança de disputas nas comissões em que participou.

E a votação?

A senadora também comentou sobre a crise do Governo Federal e aproveitou para criticar a falta de votação do orçamento deste ano. “Daqui a pouco precisamos votar o de 2026 e ainda não votamos o deste ano.” Para a coordenadora da Bancada, as emendas são os principais obstáculos para a votação do orçamento.

Apontado

Ainda durante o evento, quase todas as autoridades que discursaram fizeram referência ao deputado Paulo Duarte (PSB), responsável pela implementação da medida de paridade nas exportações de soja e milho no Estado. A medida foi implementada nos anos 2000, quando ele era secretário da Fazenda no governo de Zeca do PT.

Justiça e legislação

O próprio governador Eduardo Riedel (PSDB) lembrou que, à época, havia levado a questão à justiça por ser contrário à medida. No governo do presidente Fernando Henrique Cardoso (MDB), foi criada a Lei Kandir (1996), que visava isentar o ICMS de produtos e serviços destinados à exportação, além de criar um fundo para compensar os Estados pelas perdas. A compensação que nunca chegou também foi pontuada por Riedel.

Representatividade

Um fato que chamou atenção durante o evento foi que a senadora Soraya foi a única mulher presente na assinatura. Em uma época em que a luta pela representatividade feminina se intensifica, um evento do agronegócio com uma plateia e autoridades quase exclusivamente masculinas deixa no ar reflexões sobre efetividade da ocupação de espaços.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
tereza cristina carne senado eua missão trump

Empresários afetados por tarifaço de Trump se reúnem com senadores de MS nos EUA

Vereadora de Dourados é acusada de insultos à enfermeira de posto de saúde

Padaria famosa tinha de teias de aranha a teto com vazamento no Taveirópolis em Campo Grande

Criminosos são presos por violência doméstica em MS

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

Defesa promete que Bolsonaro ficará calado e alega desdobramento incontrolável nas redes

superfaturamento

PF cumpre mandado em Campo Grande em operação por desvios de R$ 1,3 milhão do Dsei de MT

Ucranianos vão às ruas e Zelensky tem primeiro desafio interno desde começo da guerra

Últimas Notícias

Polícia

Bebê foi agredida por 3 meses antes de mulher flagrar marido sufocando a filha em MS

Homem disse que sufocava filha para ela dormir mais rápido

Brasil

Exército altera lugar de batalhão e tira pode de ‘kids pretos’

Grupo ficou conhecido pela investigação da PF e no julgamento do STF sobre 8/1

MidiaMAIS

Cartazes são espalhados em rua do São Conrado: ‘Talarica’

Registro foi compartilhado nas rede sociais, na terça-feira (23)

Polícia

PRF apreende quase uma tonelada e meia de maconha em rodovia de Água Clara

Droga estava escondida em carga de carcaças de pneus