Pular para o conteúdo
Bastidores

[ BASTIDORES ] Vai sumir de novo?

Prefeitura não atualizou site e ex-gestor 'segue no cargo'
Da Redação -
Compartilhar
prefeitura sumir relatório
Site não estava atualizado nesta quarta-feira (26). (Reprodução)

Sumiu?

Pesquisadoras compartilharam relato sobre estudo realizado na Casa da Mulher Brasileira em . Melhorias e falhas foram apontadas pelas estudiosas, que aguardaram mudanças no atendimento prestado por quase cinco anos. As melhorias não ocorreram e o destino do relatório foi questionado: sumiu?

Finalidade

A finalidade de consultorias e relatórios sobre melhorias que deveriam acontecer no atendimento à mulheres vítimas de violência no Estado foi questionada pelas pesquisadoras. O tempo passou e a situação pode se repetir, já que novo relatório foi prometido pelo Ministério das Mulheres. Será que desta vez haverão medidas eficazes?

Desatualizado

O ano virou, uma nova gestão chegou, mas o site oficial da prefeitura de está com as informações desatualizadas. Na página do gabinete do prefeito, ainda consta o nome do ex-chefe do executivo, Rudi Paetzold (MDB). Porém, desde 1º de janeiro de 2025, a nova prefeita é Niágara Kraievski (PP).

Lista de Ações

Durante a assinatura do decreto que formaliza a paridade das exportações de soja e milho no Estado, a senadora e coordenadora da Bancada Federal de MS no Congresso, Soraya Thronicke (PODE), utilizou parte do seu tempo de fala para destacar próprias ações em defesa do no Senado. Verdadeiro currículo de ações foi listado, com menção de nomes e até lembrança de disputas nas comissões em que participou.

E a votação?

A senadora também comentou sobre a crise do Governo Federal e aproveitou para criticar a falta de votação do orçamento deste ano. “Daqui a pouco precisamos votar o de 2026 e ainda não votamos o deste ano.” Para a coordenadora da Bancada, as emendas são os principais obstáculos para a votação do orçamento.

Apontado

Ainda durante o evento, quase todas as autoridades que discursaram fizeram referência ao deputado Paulo Duarte (PSB), responsável pela implementação da medida de paridade nas exportações de soja e milho no Estado. A medida foi implementada nos anos 2000, quando ele era secretário da Fazenda no governo de Zeca do PT.

Justiça e legislação

O próprio governador Eduardo Riedel (PSDB) lembrou que, à época, havia levado a questão à justiça por ser contrário à medida. No governo do presidente Fernando Henrique Cardoso (MDB), foi criada a Lei Kandir (1996), que visava isentar o ICMS de produtos e serviços destinados à exportação, além de criar um fundo para compensar os Estados pelas perdas. A compensação que nunca chegou também foi pontuada por Riedel.

Representatividade

Um fato que chamou atenção durante o evento foi que a senadora Soraya foi a única mulher presente na assinatura. Em uma época em que a luta pela representatividade feminina se intensifica, um evento do agronegócio com uma plateia e autoridades quase exclusivamente masculinas deixa no ar reflexões sobre efetividade da ocupação de espaços.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados