[ BASTIDORES ] Pronúncia errada e contraponto em sessão de abertura

Presidente de Comissão no interior adiantou que está com contratos de pasta alvo de auditoria

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
contraponto
(Reprodução Freepik, Midiamax)

Contraponto

A sessão inaugural da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) contou com a apresentação de dados positivos do Governo do Estado. Contudo, também foi marcada por críticas. O deputado estadual Pedro Kemp (PT) – que errou a pronúncia do sobrenome do governador Eduardo Riedel – fez um contraponto sobre a situação local e destacou que, apesar dos avanços, Mato Grosso do Sul ainda tem muito “chão” para progredir.

Críticas x elogios

Além disso, o petista aproveitou a fala para criticar o autorismo do presidente norte-americano Donald Trump. Classificou o republicano como “fascista” e defendeu a soberania dos países da América Latina. Kemp ainda fez elogios ao ex-presidente do Uruguai e ícone da esquerda, Pepe Mujica.

‘Anistia não’

Apesar das leves críticas e assuntos polêmicos, o burburinho maior entre os presentes ocorreu quando o deputado estadual falou “sem anistia para golpistas”, em referência aos ataques em Brasília em 8 de janeiro de 2023. Alguns mexeram-se nas cadeiras e fizeram breves comentários aos cochichos.

Reforma tributária

Já o deputado estadual Paulo Duarte (PSB) fez críticas à reforma tributária do Governo Federal, pontuando que ela beneficia regiões do Sul e Sudeste – focadas em consumos – e prejudica regiões produtoras como o Centro-Oeste.

(Reprodução, Redes Sociais)

Fé e trabalho

O Secretário-Executivo do Ministério dos Povos Indígenas, Eloy Terena, surgiu nas redes sociais na tarde de terça-feira se preparando para a semana de trabalho. Tomando um ‘cafezinho da tarde’, o advogado sul-mato-grossense relata que chegou ao gabinete, deixou as coisas na mesa, acendeu a vela de fé da semana e já estava preparado para despachar. “Muito trabalho acumulado”, garante ele.

Soprou as velinhas

O retorno ao gabinete também foi marcado pela comemoração de seu aniversário de 37 anos, que foi no último dia 2 de fevereiro. Eloy soprou as velinhas ao lado da ministra Sônia Guajajara e os servidores da pasta, que se deliciaram com dois bolos. “Não são 40 anos ainda”, brincou ele apontando para um dos bolos.

Licitação de aeroporto

Geraldo Resende afirmou que recebeu uma sinalização positiva do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a respeito da licitação para a construção do novo terminal de passageiros do Aeroporto Regional de Dourados. Em audiência realizada nesta terça-feira (04), o ministro teria garantido que, em breve, o Governo do Estado terá todos os documentos necessários para iniciar o processo licitatório.

Milionário

Convênio assinado entre a União e o Estado já prevê o investimento de R$ 39 milhões do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Outro montante de cerca de R$ 5 milhões são de contrapartida estadual.

Republicanos e PT

Com a definição dos nomes para as comissões da Câmara Municipal de Dourados, realizada nesta segunda-feira (3), durante a sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos de 2025, o Republicanos e o PT ficaram com a presidência de duas comissões importantes e que sempre movimentam a Casa de Leis: Higiene e Saúde e Educação.

Cavala na Saúde

A vereadora Isa Marcondes (Republicanos), também conhecida como Isa Cavala, ficou na presidência da Comissão de Higiene e Saúde. Em suas redes sociais, ela postou que está com todos os contratos da Fusaud (Fundação dos Serviços de Saúde) de Dourados – objeto de auditoria – e prometeu “ir atrás” de quem estiver praticando ilicitudes.

Ishy na Educação

Sob a liderança do vereador Elias Ishy (PT), a Comissão de Educação poderá ou não auxiliar o Executivo a resolver a problemática histórica da falta de vagas na Rede Municipal de Ensino de Dourados. Vale lembrar que somente este ano foram adquiridas 3 mil vagas em instituições particulares para tentar atender a demanda do município.

Conteúdos relacionados

óbvio
vereador bancada
livro