Indireta ou homenagem?
Em meio a indefinições partidárias e caminhos sinuosos, político do bico grande fez post motivacional sobre união. Ao lado do principal aliado, disse que pontes são melhores que muros, mas o que circula nos bastidores é que o companheiro quer alçar voos em outras direções. Será que a indireta disfarçada de homenagem vai convencer?
Falta de educação?
A princesa Kiko de Akishino, da Casa Imperial do Japão, acabou virando alvo de críticas no próprio país. Isso porque algumas atitudes de realeza em passagem por Campo Grande foram desaprovadas. Até ‘falta de educação’, apontaram sobre a princesa.
Mimo japonês
Mas aqui no Brasil ela não é vista assim e até deixou mimos. A princesa Kiko de Akishino, da Casa Imperial do Japão, esteve em Campo Grande durante viagem ao Brasil. Entretanto, ao voltar ao país asiático, continuou a diplomacia com os brasileiros — dos quais conquistou os corações pela simpatia e simplicidade. Desta vez, o senador Nelsinho Trad (PSD) recebeu um presente da princesa.
Tradição e elegância
Kiko enviou um delicado jogo de porcelana japonesa como gesto de agradecimento e consideração pelas relações diplomáticas e de amizade cultivadas. A porcelana Noritake é um símbolo centenário de tradição e elegância no Japão.
Honra
Além disso, a embaixada do Japão no Brasil avisou que Trad receberá Diploma de Honra Mérito pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão. “Nós, brasileiros, os acolhemos como se fossem parte da nossa família. Hoje, a cultura japonesa está enraizada na sociedade brasileira, e isso também é motivo de orgulho”, comentou o senador.
Recesso em Brasília
Recesso parlamentar em Brasília começa no próximo dia 18 de julho. As atividades ficam paralisadas em parte das Casas até 31 do mesmo mês. As ‘férias’ de meio do ano são previstas em regimento interno.
Férias do Legislativo?
Em Campo Grande, os vereadores terão recesso parlamentar de 16 de julho até 31 do mesmo mês. Algumas atividades ficam ‘pausadas’ neste período. É o caso das sessões ordinárias e andamento da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Consórcio Guaicurus.
Adiado
Com o recesso em Campo Grande, a CPI terá que adiar a entrega do relatório final. Assim, o documento — que pode pedir indiciamento de investigados ou ação contra o Consórcio Guaicurus — será entregue em 15 de agosto. A previsão é confirmada pelos vereadores da Comissão.
Pediu opinião
Entre uma coletiva e outra da CPI, entrevista com a imprensa teve momento de ‘inversão’ de papéis. Isso porque os jornalistas foram questionados por vereador sobre opinião pessoal: ‘O que estão achando dos trabalhos?’ Nem todos responderam e o silêncio foi maioria.
***