Pular para o conteúdo
Bastidores

[ BASTIDORES ] Crise trouxe movimentação, mas e ações efetivas?

Autor de projeto levou chamada de atenção em audiência de quase 5h
Da Redação -
Compartilhar
movimentação
Procura por ações efetivas em meio às movimentações na crise. (Ilustrativa, reprodução, Freepik)

Movimentação

Há mais de 10 dias, órgãos que atuam na proteção a mulheres vítimas de violência estão pressionados. A morte e depois os áudios da jornalista Vanessa Ricarte expondo falhas na proteção caíram como uma bomba, fazendo com que todas as esferas se mexessem. Mas a pergunta que fica é: teremos ações efetivas de melhorias no atendimento às mulheres vítimas de violência ou apenas panos quentes na situação?

Mais uma lei?

O Governo e o TJMS querem transformar a campanha ‘Todos por Elas’ em lei. O projeto foi apresentado nessa semana e chama atenção por não ter nenhuma ação efetiva, além da criação de um dia de combate ao feminicídio no Estado. Mas será que atividades educativas podem reduzir crimes contra mulheres?

E os detalhes?

Enquanto isso, comitiva do Ministério das Mulheres passou três dias em Campo Grande em reuniões que resultariam em relatório. Porém, as medidas não foram detalhadas em coletivas de imprensa e estão ‘sob análise’ para construção deste documento.

Contenção de crise

Ao mesmo tempo, representantes ministeriais reforçaram a importância da manutenção da imagem da Casa da Mulher Brasileira. Assim, adotaram espécie de postura de ‘contenção de crise’ e afirmam que as medidas sobre a proteção às mulheres estarão em relatório para levar ao Governo Federal.

Lotação

Após transferência compulsória de militar que apontou falhas no sistema de proteção à mulher em MS, deputado pede a manutenção da lotação das servidoras. A transferência foi assinada pela Subcomandante-Geral da PMMS, Coronel Neidy Nunes Barbosa Centurião, que concorreu ao cargo de vice-prefeita em 2024.

Pescador ou Tiktoker?

Os ânimos se exaltaram durante a audiência pública sobre a PL 257/2024, que proíbe a pesca de 29 espécies em Mato Grosso do Sul. O autor do projeto, deputado Neno Razuk (PL), levou uma “chamada de atenção” de um pescador profissional que fazia uso da palavra.

“Se controle”

Durante sua declaração, o pescador foi chamado de Tiktoker por um pescador amador que acompanhava a audiência. Isso iniciou uma acalorada discussão. Com o tempo estourado e após o bate-boca, o pescador virou para os deputado, que tentava controlar a situação, e disse: “Olhando no seu olho. Se controle. Se controle, deputado. Aqui é a casa do povo. Se controle”.

“Estão me ouvindo?”

O deputado João Henrique Catan (PL) participou da audiência por meio de videochamada. Enquanto todos, em silêncio, aguardavam Catan começar a fala, uma sutil manifestação foi ouvida na plateia: “Coloca no mudo”. A fala arrancou risadas.

Visitinha

O deputado estadual Jamilson Name (PSDB) deu um pulo na Câmara de Vereadores de Campo Grande, na última quinta-feira (20). O tucano passou pelo plenário cumprimentando os parlamentares por volta das 11h30. No mesmo dia, Name foi condenado a oito anos de prisão por lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados