Política / Bastidores

[ BASTIDORES ] A CPI do Fim do Mundo

Comissão especial vai ser transformada em CPI

Aliny Mary Dias Publicado em 08/06/2017, às 08h00

None

Comissão especial vai ser transformada em CPI

Fim do Mundo

Transformada em CPI, a comissão especial criada para analisar pedidos de impeachment de Reinaldo Azambuja (PSDB) precisa de poucos detalhes para ser instalada. Entre eles está a definição de qual será o lapso temporal, ou seja, o período que será investigado. Enquanto o deputado Paulo Corrêa (PR) defendia que as apurações fossem a partir de 2010, Amarildo Cruz (PT) disse que se for tão longe no passado, a comissão pode se transformar na CPI do Fim do Mundo.

Vai custar

Se não bastasse todos os custos gerados por uma CPI, os deputados querem investir na contratação de um assessor jurídico processualista. A necessidade do profissional foi justificada pelo fato de os deputados da comissão serem engenheiro, administrador, psicólogo e médico. 

Limpinho

Após passar por reforma, o gabinete do prefeito de Campo Grande Marquinhos Trad (PSD) está ‘um brinco’. Piso, paredes, banheiro, tudo limpo e repaginado. Até o cheiro mais parece de loja de cama, mesa e banho.

Ausentes

Na parede que expõe os retratos dos prefeitos de Campo Grande, na Esplanada Ferroviária, as fotos dos dois últimos gestores não estão na galeria. De acordo com a responsável pelo local, a imagem de Alcides Bernal (PP) ainda não foi colocada porque haverá restauração do acervo. Já a de Gilmar Olarte não se sabe se será exposta porque ele renunciou ao cargo.

Momentâneos

Na galeria de prefeitos tem até os que ocuparam a função interinamente, como é o caso de Marisa Serrano. A ex-senadora foi vice-prefeita ao lado de André Puccinelli (PMDB) e chegou a assumir o Executivo por pouco mais de três dias, tempo suficiente para colocá-la no grupo.

No grito

Beto Pereira (PSDB) deixouplenário da Assembleiafrustrado por não conseguir a proibição da pesca do Dourado, enquantopescadorescomemoraramvitória “no grito” contra a proposta

Voto de Minerva

O tucano amargou ainda voto contrário do presidente da Casa de Leis, Junior Mochi (PMDB), depois de votação resultar em impasse. Voto de Minerva, para desempate, foi necessário.

Dá-lhe CPI

Mesmo tendo trocado de casa legislativa, Paulo Siufi (PMDB) insiste em recomendar CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para resolver demandas. O alvo da vez pode ser a Apae, caso explicações sobre uso de recurso público não sejam a contento.

Ao lado

Depois de bater boca com servidores que cobraram apoio da Assembleia para tentar reverter a decisão de reajuste zero oferecida pelo governo estadual, a deputada Mara Caseiro (PSDB) vai integrar a comissão que vai levar representantes sindicais para conversar com Reinaldo Azambuja (PSDB).

Diálogo

Os sindicalistas reclamam que não debateram pessoalmente com Reinaldo o reajuste salarial. “Se não der (reposição da inflação), fazer o que?”, disse o líder da bancada peemedebista, Eduardo Rocha.

Jornal Midiamax