O deputado estadual Zeca do PT comentou sobre a reunião do partido com o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PP), e adiantou que os servidores da base começam a deixar os cargos já na próxima semana. A reunião do agora ex-tucano com os integrantes do partido dos trabalhadores aconteceu nesta terça-feira (26).
“As exonerações de fato devem começar na próxima semana. Quem quiser continuar no governo vai ser afastado do PT e isso é normal”, disse o deputado petista ao Jornal Midiamax nesta manhã de quarta-feira (27).
O anúncio já havia sido feito no início do mês, mas a reunião só ocorreu agora. Presidente do partido em Mato Grosso do Sul, o deputado federal Vander Loubet relatou que a reunião com o governador foi amigável. Agora, o partido entrega oficialmente os cargos, que, segundo o parlamentar, não passam de 20.
No entanto, essa entrega será feita de forma gradual. Vander confirmou ainda que o PT não poderia continuar com a aliança após a decisão de Reinaldo Azambuja se filiar ao PL.
“Eles tomaram uma decisão de se aliar com aqueles que a gente ajudou a derrotar e, com isso, ficou impossibilitado qualquer aliança. Estamos saindo pela porta da frente, como nós entramos”, disse o deputado logo após o encontro com o governador.
Dessa forma, os servidores devem sair dos cargos aos poucos. Ainda conforme Vander, Riedel agradeceu ao partido pela atuação no mandato.
Reeleição
Vander também adiantou que o partido se organiza para atuar na reeleição do presidente Lula. Além disso, afirmou que haverá uma ação do partido estadual no próximo sábado e que devem começar a discutir um nome para o governo.
Por qual motivo o PT saiu da base do governo?
O PT deixou a base do governo após o chefe do Executivo se posicionar em contrariedade às decisões do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), contra prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Os petistas também podem lançar um candidato ao governo estadual, oposição à reeleição de Riedel.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Bianca Iglesias)