O deputado estadual José Roberto Teixeira, o Zé Teixeira (PSDB), disse nesta quinta-feira (18) que são grandes as chances de migrar para o PL, visando às eleições gerais de 2026. Ele espera apenas a abertura da janela partidária, em abril do próximo ano.
“Daqui a abril, tem tanto tempo, que eu não decido nem se eu vou estar vivo, só Deus que sabe. Em abril, nós vamos decidir, se assim Deus permitir, o partido que eu vou seguir. Tem 99% de chance de eu seguir o PL”, afirmou ao Jornal Midiamax.
Teixeira ressaltou ainda não estar “de malas prontas” para a legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro, por não poder legalmente trocar de partido fora do período permitido.
Debandada à vista no PSDB
O deputado federal Geraldo Resende deve assumir a presidência regional do PSDB após a filiação do ex-governador Reinaldo Azambuja ao PL. Como vice-presidente, ele deve assumir o comando da legenda até o processo eleitoral em outubro.
Deputados federais e estaduais participaram do encontro que discutiu o futuro do PSDB em Mato Grosso do Sul, um dos últimos redutos do ninho no país, após o enfraquecimento nos últimos anos. O governador Eduardo Riedel oficializou a mudança do PSDB para o PP em agosto. Ele foi o último governador a permanecer na sigla após Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) e Raquel Lyra (Pernambuco) migrarem para o PSD.
O deputado estadual Pedro Caravina explicou que a intenção é organizar o partido para mantê-lo competitivo com a organização de uma chapa de candidatos a deputados estaduais em 2026.
Assim, o PSDB não deve eleger uma nova diretoria, mas comissões provisórias em todo o país. Havia uma expectativa de que ocorresse uma federação entre PSDB, Republicanos e MDB, mas o plano não saiu do papel.
“Eu estou [tentando reerguer o PSDB]. Os outros eu não posso dizer. Eu gostaria. Mas eu sei que a Lia [Nogueira] também. […] A informação que a gente tem é que nós vamos tentar organizar para ter chapas competitivas. A do federal nós não podemos falar em nome deles, mas a estadual nós estamos organizando”, prometeu.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Dáfini Lisboa)