Pular para o conteúdo
Política

Vice toma posse em Terenos após prisão e afastamento de prefeito

Arlindo Landolfi vai comandar a cidade nos próximos meses, mesmo após pressão por renúncia
Adriel Mattos -
Arlindo Landolfi, vice-prefeito de Terenos. (Foto: Reprodução, Redes Sociais)

O vice-prefeito de Terenos, Arlindo Landolfi (Republicanos), vai ser empossado na chefia do Executivo Municipal na manhã desta sexta-feira (12). O prefeito Henrique Budke () está preso desde terça-feira (9) e pediu afastamento na quinta-feira (11).

A solenidade será às 11h na sede da prefeitura. Em seguida, Arlindo deve fazer o primeiro pronunciamento como prefeito em exercício à imprensa.

Arlindo Landolfi Filho tem 46 anos e é médico. Natural de , disputou o primeiro cargo público em 2024, como vice na chapa de Budke.

Antes, às 8h, o presidente da Câmara Municipal, Leandro Caramalac (PSD), também deve se pronunciar. Ele se manteve em silêncio nos últimos dias, desde a deflagração da Operação Spotless.

Vice-prefeito foi pressionado a renunciar

Na quinta-feira (11), ganharam força os rumores de que o vice-prefeito de Terenos, Arlindo Landolfi (Republicanos), foi pressionado a renunciar. Isso levaria o presidente da Câmara Municipal, Leandro Caramalac (PSD), a assumir a prefeitura.

Leitores do Jornal Midiamax afirmaram que circulam na cidade rumores sobre a pressão para renúncia de Arlindo. O deputado federal e ex-prefeito de Terenos, Beto Pereira (PSDB), teria se reunido com o vice-prefeito e o presidente da Câmara na quarta-feira (10) — um dia após a operação com prisão de Budke.

Na ocasião, o deputado supostamente teria pressionado o vice, do Republicanos, para entregar o cargo e possibilitar a ‘escalada’ do presidente da Câmara até o Executivo. O Jornal Midiamax tentou contato com o deputado federal por diversas plataformas, devidamente documentados, para esclarecimento da suposta situação.

O presidente do Republicanos em Terenos, Professor Celso, afirmou que o vice-prefeito Arlindo foi sondado para renunciar ao cargo. Contudo, garantiu que o Republicanos irá assumir o Executivo.

“Sei sim que o vice-prefeito foi sondado para essa possibilidade e disse não, quer assumir o cargo de prefeito. Isso faz parte do jogo político, a gente sabe disso”, avaliou.

Celso afirmou que “o partido Republicanos de Terenos não concordaria com uma renúncia”. Então, esclareceu que o cenário seria possível apenas se o “vice-prefeito tivesse algum problema de saúde muito sério que o impedisse de assumir, mas não é o caso, ele mesmo quer assumir”.

Já o presidente estadual, Antônio Vaz, comentou que não conversou com o vice eleito pelo partido. “Estou em , e não tive a oportunidade de falar com ele”.

Operação do Gaeco em Terenos prende prefeito

A Prefeitura de Terenos foi alvo de devassa do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) e Gecoc (Grupo Especial de Combate à Corrupção) nesta terça-feira, 9 de setembro.

Foram expedidos 16 mandados de prisão, além de 59 mandados de busca e apreensão em Terenos, Campo Grande e Santa Fé do Sul (SP).

Veja a lista parcial de presos:

  1. Henrique Wancura Budke, prefeito de Terenos
  2. Arnaldo Santiago, empresário
  3. Eduardo Schoier, empresário
  4. Fábio André Hoffmeister Ramires, policial militar e empresário
  5. Fernando Seiji Alves Kurose, empresário
  6. Genilton da Silva Moreira, empresário
  7. Hander Luiz Corrêa Chaves, empresário
  8. Nadia Mendonça Lopes, empresária
  9. Orlei Figueiredo Lopes, empresário
  10. Sandro José Bortoloto, empresário
  11. Sansão Inácio Rezende, empresário
  12. Valdecir Batista Alves, empresário

Prefeito de Terenos chefiava esquema de fraude em licitação

Henrique Budke é apontado como líder da organização criminosa alvo da Operação Spotless, deflagrada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) e Gecoc (Grupo Especial de Combate à Corrupção), nesta terça-feira, 9 de setembro.

A investigação apontou que o grupo liderado por Budke tinha núcleos com atuação bem definida. Servidores públicos fraudaram disputa em licitações, a fim de direcionar o resultado para favorecer empresas.

Os editais foram elaborados sob medida e simulavam competição legítima. Somente no último ano, as fraudes ultrapassaram os R$ 15 milhões.

O esquema ainda pagava propina para agentes públicos que atestavam falsamente o recebimento de produtos e de serviços, bem como aceleravam os processos internos para pagamentos de contratos.

A Operação Spotless foi deflagrada a partir das provas da Operação Velatus, que foi realizada em agosto de 2024. O Gaeco e Gecoc obtiveram autorização da Justiça e confirmaram que Henrique Budke chefiava o esquema de corrupção.

Spotless é uma referência à necessidade de os processos de contratação da administração pública serem realizados sem manchas ou máculas. A operação contou com apoio operacional da PMMS (Polícia Militar de MS), por meio do BPCHq (Batalhão de Choque) e do Bope (Batalhão de Operações Especiais).

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
procon projeto câmara

Sabe seus direitos? Em MS, 66,1% conhecem o Código de Defesa do Consumidor, diz pesquisa

Briga por passada de mãos nas nádegas entre dois homens vai parar na delegacia em Dourados

Batida em instituto de ‘cura espiritual’ tem amostras de ayahuasca apreendidas em Campo Grande

Diretores do Consórcio podem ser indiciados nesta sexta na entrega do relatório da ‘CPI do busão’

Notícias mais lidas agora

Alexandre de Moraes condena Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão em regime fechado

salário

Eduardo Riedel antecipa para setembro primeira parcela do 13º aos servidores

Prefeito de Terenos comprou imóveis e empresas com dinheiro de propina, diz Gaeco

Medalha de São Carlo Acutis será dada a jovens que se destacarem na Igreja e na sociedade em Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Umidade do ar em 10% coloca MS entre os estados mais secos do Brasil

Estado também lidera entre as regiões mais quentes nas últimas 24h, com calor de 41°C

Polícia

Briga generalizada termina com 6 feridos após homem ser chamado de ‘corno’

Vítima disse que um dos irmãos lhe chamou de ‘corno’, quando as agressões se iniciaram

Mundo

Secretário de Trump diz que relação Brasil-EUA está no ‘ponto mais sombrio em dois séculos’

Christopher Landau criticou o ministro do STF Alexandre de Moraes

Famosos

Esposa de Juliano Cazarré é massacrada ao comparar aliado de Trump a Jesus: ‘Blasfêmia’

Esposa de Juliano Cazarré, Letícia Cazarré comparou Charlie Kirk a Jesus e causou polêmica nas redes sociais