O vice-governador de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa — o Barbosinha (PSD) —, citou ‘apreensão’ após vitória da CCR no leilão da BR-163 nesta quinta-feira (22). A concessionária repaginou a marca e agora é Motiva. Contudo, segue com a concessão bilionária da rodovia que corta o Estado de Norte a Sul.
Após o anúncio do resultado, com apenas uma interessada na concessão, Barbosinha considerou a tarde como “histórica”. Contudo, pontuou sobre o momento: “Apreensão e do compromisso que nós temos com o povo de MS, de reconstruir caminhos, credibilidade”.
Então, destacou que a CCR deverá “levar desenvolvimento dessa via, que é efetivamente importante para MS. Juntos reconstruirmos caminhos”, afirmou.
A BR-13 é a primeira a passar por leilão em série do Governo Federal que promete otimizar os procedimentos e dar continuidade às obras rodoviárias. “Abre um precendente extremamente importante para que casamentos com duração longa possam ter a manutenção dessa relação ou rompimento”, disse o vice-governador de MS.
Por fim, Barbosinha disse que o caminho da concessão deverá ser satisfatório. “A partir dessa batida de martelo, iniciamos um novo caminho, e que seja motivo de satisfação, de desenvolvimento. Que a nossa BR-163 seja o caminho do desenvolvimento, idas e vindas de vidas”.
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Proposta da Motiva
Conforme sessão do leilão, a proposta da Motiva foi de R$ 0,07521 por km para a tarifa pedágio. O valor é o mínimo previsto no edital da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Com o leilão, a rodovia terá menos duplicações em MS.
Ou seja, serão mais 203 quilômetros com duplicação na BR-163 em MS. Também há previsão de 147 quilômetros de faixas adicionais, 28,8 quilômetros de contornos, 55 obras de artes especiais e 23 quilômetros de marginais.
Vice-presidente da Motiva Infraestrutura de Mobilidade SA, Eduardo Camargo, comemorou a vitória — sem concorrentes. “Uma alegria voltar aqui, nesse primeiro evento como Motiva, é uma alegria para nós participar deste primeiro leilão [programa de repactuações]”.
Então, citou que o cronograma prevê o começo do contrato em agosto. Porém, devem adiantar as obras em MS. “Nosso compromisso interno é dar início às obras já no mês de junho. Uma das premissas é: precisamos começar obras imediatamente”. Por fim, disse que “estão todos muito motivados para esse reinício que vamos ter”.

Histórico de concessão da CCR
Nesta semana, o Midiamax publicou série de reportagens de dados que mostram os índices de acidentes na rodovia, de concessão da CCR em MS. São 18 ocorrências a cada km da estrada, e os trechos urbanos concentram os incidentes, expondo problemáticas da BR-163.
A CCR é investigada pelo MPF (Ministério Público Federal) por supostas irregularidades na concessão inicial. A empresa é a atual responsável pela concessão bilionária, que deixou mais de 80% da rodovia sem duplicações e soma 18 acidentes a cada quilômetro nos últimos anos.
Instaurado pelo MPF por portaria de 5 de maio, o inquérito apura “supostos indícios de possível irregularidade, em tese, concernente à execução do contrato de concessão firmado em 2014 para a exploração da BR-163/MS, pela CCR MSVia”. Além disso, investiga a “proposta de repactuação da concessão federal, mormente tendo em conta a não realização das obras de duplicação da rodovia, previstas no instrumento”.
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