Pular para o conteúdo
Política

Vereadores seguem tendência e criticam camiseta vermelha da seleção brasileira: “ato político”

Em dois dias, camisetas vermelhas receberam 90% de reações negativos
Dândara Genelhú -
vereadores camiseta
Vereadores comentaram sobre camiseta da seleção. (Reprodução, Arquivo Midiamax)

Vereadores de seguiram a tendência em reações negativas à camiseta vermelha da seleção brasileira. Os parlamentares criticaram o uniforme de nova cor e consideraram como “ato político” a nova versão.

Análise da Quaest aponta que em 48h, 90% dos comentários sobre a camiseta vermelha foram negativos. Contudo, após repercussão da vestimenta, a CBF (Confederação Brasileira de ) destacou que os itens não serão usados em partidas oficiais.

Para o vereador Rafael Tavares (PL), “é um verdadeiro absurdo cogitarem qualquer possibilidade da seleção brasileira utilizar um uniforme sem identidade histórica com o nosso país”. O parlamentar destacou que é “fato político, por conta da influência do governo do PT no presidente da CBF”.

Ademais, disse que a camiseta se trata de “tentativa de utilização do esporte e do futebol para fazer uma agenda política de esquerda”.

Para Luiza Ribeiro (PT), a camiseta “tem que ser de todas as cores, o é multicolorido! Somos muitos e de todas as possibilidades”, disse.

Mudança de cor

Enquanto isso, o vereador Ladmark (PT), preferiu não se posicionar sobre a possibilidade de mudança de cor. “Essa mudança que pode ocorrer na cor da camisa da Seleção é uma decisão comercial da CBF, que é uma entidade privada, em parceria com a Nike, fornecedora de material esportivo. Não cabe a mim, como vereador, opinar sobre questões de marketing de uma instituição privada”, explicou.

Ao contrário dele, a vereadora Ana Portela (PL) destacou que a camiseta verde e amarela é símbolo nacional. “Trocar isso por vermelho, uma cor politicamente associada a um projeto de poder ideológico, não é só uma escolha estética, é uma tentativa clara de apropriação simbólica e política que desrespeita esse legado”, opinou.

Além disso, justificou que “quando a direita passou a vestir a camisa verde e amarela, não foi para se apropriar de um símbolo nacional, mas sim para resgatá-lo”.

Por fim, o vereador Beto Avelar (PP) disse que é contrário a mudança de cor. “Eu acredito que isso vai acirrar os ânimos num momento político muito animoso e com muito conflito de opiniões. E a Copa do Mundo acontece em meio à campanha eleitoral no Brasil”, pontuou.

Então, afirmou que “a época de Copa do Mundo é justamente para o contrário, é para unir o torcedor. O esporte serve para isso. A CBF ao permitir a mudança de cor da camisa estará tirando o foco da crise política pela qual passa a instituição, cercada de denúncias, com dirigentes presos, inúmeros casos de e com o descaso”, disse.

LEIA – Você aprova? Uniforme vermelho da Seleção Brasileira fere estatuto da CBF e gera revolta coletiva na web

Camiseta não oficial

A CBF esclareceu que “as imagens recentemente divulgadas de supostos uniformes da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026 não são oficiais”.

Logo, explicou que “a CBF e a Nike, sua fornecedora oficial, ainda não divulgaram informações sobre a nova coleção de uniformes da Seleção”.

Reforçou o “compromisso com a transparência e o cumprimento de seu estatuto, informando que a linha de uniformes para o Mundial será definida em parceria com a Nike no momento oportuno”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mulher é sequestrada, tem carro roubado e é obrigada a comprar celular para ladrão em MS

Adriane Galisteu comove com homenagem a Ayrton Senna: ‘Para sempre’

redes sociais mensagens

Voltado para jovens, curso de ‘Criação Viral’ está com vagas abertas em Campo Grande

Federação

Liderado por Tereza Cristina em MS, União Progressista terá 109 deputados e 14 senadores

Notícias mais lidas agora

Colheita Fantasma: Dono de escritório cerealista preso com armas ganha liberdade com fiança de R$ 3 mil

No Dia Mundial do Trabalho, campo-grandenses compartilham desafios e alegrias de suas profissões

Servidora é presa por dirigir bêbada após bater em carro estacionado e agredir PM em Campo Grande

Após vazamento de dados sensíveis, cúpula do governo Trump tem 1ª demissão

Últimas Notícias

Famosos

Cantora brasileira vai abrir show de Lady Gaga em Copacabana; saiba quem

Lady Gaga se apresenta na praia de Copacabana neste sábado (03); antes dela, uma cantora brasileira famosa deve tomar o palco

Trânsito

Acidente com capotamento deixa uma jovem ferida no interior de MS

O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou o resgate da jovem

Cotidiano

Maio Laranja: Conselho Tutelar e PRF iniciam campanha de combate ao abuso e exploração de crianças

A mobilização aconteceu na BR-163, um ponto estratégico para conscientizar moradores de diversos lugares do país

Polícia

Rapaz é esfaqueado durante agressão no interior de MS; ninguém foi preso

A vítima teve um ferimento na mão e foi socorrido pelo Samu