Pular para o conteúdo
Política

Vereadores aprovam Projeto Banho Solidário e proibição da comercialização do arsênio

Durante a sessão desta quinta-feira também foram votados dois vetos e um ofício
Anna Gomes -
lei motoentregadores
Plenário da Câmara Municipal (Fábio Oruê, Jornal Midiamax)

Vereadores da Municipal de aprovaram dois projetos na sessão ordinária desta quinta-feira (12). Foram aprovadas propostas do Programa Banho Solidário, garantindo acesso a banhos à população em situação de rua, e a proibição da comercialização do arsênio, utilizado de forma criminosa em recentes casos de envenenamento. Ainda, dois vetos foram mantidos.

De acordo com a assessoria de imprensa da Câmara, em regime de urgência, em única discussão, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei 11.699/25, que autoriza o Poder Executivo a instituir o Programa Banho Solidário Campo Grande, com a finalidade de promover a dignidade da população em situação de vulnerabilidade ou em situação de rua, garantindo o acesso a banhos por meio da instalação de chuveiros fixos ou itinerantes no território municipal. A proposta é do vereador Landmark, assinada também pelos vereadores Jean Ferreira, Ronilço Guerreiro e Leinha.

Também em urgência, foi aprovado o Projeto de Lei 11.895/25, que proíbe, em Campo Grande, a comercialização de qualquer substância, produto ou composto que contenha arsênio em sua formulação, em qualquer quantidade. Pela proposta, as exceções limitam-se à pesquisa científica realizada por instituições legalmente autorizadas ou à aplicação industrial ou laboratorial, quando houver controle técnico, licenciamento ambiental e autorização expressa da autoridade sanitária municipal. A proposta é do vereador Neto Santos.

Conforme a justificativa da proposta, embora haja regulação em nível federal sobre o uso industrial do arsênio, não há vedação geral à sua comercialização, o que abre margem para o comércio informal de substâncias.

Vetos – Na sessão, foi mantido ainda veto total ao Projeto de Lei 11.395/24, de autoria do vereador Carlos Augusto Borges, o , que institui o Banco de Negócios como uma plataforma on-line para promoção, desenvolvimento e colaboração em empreendedorismo em Campo Grande e estabelece sua integração com instituições educacionais. Pela proposta, o Banco de Negócios oferecerá suporte e capacitação aos empreendedores, por meio de cursos, workshops, mentorias e outras atividades de formação, parceria com instituições de ensino e empresas. A prefeitura alega vício de iniciativa e que a proposta acarretará aumento de despesas.

Foi mantido outro veto total ao Projeto de Lei Complementar 931/24, de autoria do vereador Carlão, com objetivo de permitir a utilização de caçambas de descarte de entulhos para publicidade e propaganda. A proposta justifica benefícios econômicos e ambientais com esses anúncios, utilizando uma estrutura já existente e oportunizando que pequenas empresas possam ter uma forma mais acessível para divulgar produtos e serviços. A prefeitura alega no veto que as propagandas podem distrair motoristas e pedestres.

Ofício – Foi aprovado ainda o Ofício 61/2025, de autoria do Executivo, que encaminha cópia do ato de dos membros de comissão, comitês e conselhos regionais em funcionamento em Campo Grande, referente ao segundo semestre de 2024 para homologação pela Câmara Municipal.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

“Beleza Fatal” deve ganhar segunda temporada

Aposta de Corumbá leva R$ 63 mil com quina da Mega-Sena

Homem é preso por atear fogo contra esposa

Cruzeiro despacha rival Atlético-MG e encara o Corinthians na semifinal da Copa do Brasil

Notícias mais lidas agora

Alexandre de Moraes condena Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão em regime fechado

salário

Eduardo Riedel antecipa para setembro primeira parcela do 13º aos servidores

Prefeito de Terenos comprou imóveis e empresas com dinheiro de propina, diz Gaeco

Construtora é condenada por atraso em 10 anos de imóvel adquirido na planta

Últimas Notícias

Polícia

Polícia prende autor de estupros em Dourados

Confessou a autoria de dois estupros

Le Blog Maria Antonia

Cinebiografia de Madonna avança e Julia Garner segue como protagonista

Julia Garner, estrela de Ozark e vencedora do Emmy, foi oficialmente escolhida para interpretar Madonna em sua aguardada cinebiografia. O projeto passou por diversas mudanças desde que foi anunciado, mas a atriz confirmou recentemente que continua em andamento. Em entrevista ao SmartLess Podcast, Julia revelou detalhes curiosos de sua audição para viver a Rainha do … Continued

Le Blog Maria Antonia

Alfonso Herrera, astro do “RBD”, estrela “Las Muertas” na Netflix e confirma presença na COP30 em Belém

Alfonso Herrera, o eterno “Miguel ” de Rebelde, voltou aos holofotes com força total. Nesta semana aconteceu a première de Las Muertas, nova série da Netflix inspirada no livro de Jorge Ibargüengoitia. A produção retrata a vida das irmãs Baladro e Serafina, que construíram um império de bordéis no México dos anos 1960 baseado na … Continued

Brasil

Defesa de Bolsonaro diz que penas foram excessivas e vai recorrer

Ministros condenaram Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão