Vereadores votaram e aprovaram, em regime de urgência, nesta terça-feira (14), o Programa Banco Vermelho para o Município de Campo Grande. O objetivo é promover companhas permanentes de prevenção e conscientização sobre a violência contra a mulher e o feminicídio.
Assim, espaços públicos poderão receber bancos de cor vermelha como símbolos de reflexão e das ações de combate à violência. Conforme o projeto, os bancos deverão, obrigatoriamente, conter informações referentes aos canais de denúncias disponíveis e os direitos de acesso à rede de enfrentamento à violência contra a mulher.
Elas podem ainda também trazer mensagens de sensibilização para servir como símbolo ativo de alerta e mobilização social. A proposta é da vereadora Luiza Ribeiro (PT), assinada também pelos vereadores Epaminondas Neto, o Papy (PSDB), Ronilço Guerreiro (Podemos), Jean Ferreira (PT) e Landmark (PT).
Em parceria com a Superintendência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab/MS) e a Procuradoria Especial da Mulher “Jornalista Vanessa Ricarte” da Casa de Leis, o Banco Vermelho foi instalado nesta semana na entrada da Câmara Municipal.
No Brasil, o projeto foi trazido pelas brasileiras Andrea Rodrigues e Paula Limongi, que fundaram o Instituto Banco Vermelho (IBV) por serem impactadas pela perda de amigas em crimes de feminicídio.
Medalhas e títulos
Além disso, outros sete projetos de decreto — de concessão de medalhas e títulos — foram aprovadas pelos parlamentares.
Projeto de Decreto concede a Medalha Destaque da Década de Reconhecimento “Juvêncio César da Fonseca” ao Professor João Batista da Rocha, ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal. Rocha também foi presidente da Federação de Judô.
Também foram aprovados ainda dois projetos de Decreto Legislativo concedendo a Medalha “Dr. Arlindo de Andrade Gomes” à artista Leila Siqueira Vieira, conhecida como Jakeline Sanfoneira e à servidora pública da Reme (Rede Municipal de Ensino) Rosemayre de Souza Carvalho, que durante aproximadamente 35 anos, trabalhou na Escola Municipal Maestro João Corrêa Ribeiro, na Comunidade do Jardim Campo Novo.
Os vereadores aprovaram ainda um projeto concedendo o título de Visitante Ilustre da cidade de Campo Grande para o General de Brigada Jason Silva Diamantina, do Exército Brasileiro.
Outro projeto concede o título de “Visitante Ilustre” ao médico Paulo César Fructuoso — especialista em Cirurgia Geral, Cirurgia Videolaparoscópica, Mastologia e Cirurgia Oncológica.
Quem também recebeu o título de “Visitante Ilustre” foi o Pastor Presidente da Igreja Verbo e Professor do Rhema José Aparecido da Silva. O jogador de futsal Alessandro Vieira, o Falcão, também recebeu o título de “Visitante Ilustre”.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.