Pular para o conteúdo
Política

Vander Loubet defende pautas sociais prioritárias para contornar projeto sobre anistia no Congresso

O parlamentar chamou atenção para a mobilização da base governista diante do avanço da pauta da anistia, defendida por setores da oposição
Renata Volpe, Aline Machado -
Deputado federal Vander Loubet. (Eliel Dias, Jornal Midiamax)

O deputado federal Vander Loubet e presidente estadual do PT em , comentou neste domingo (14) sobre o cenário político no Congresso Nacional e destacou a importância de avançar em pautas de interesse popular. Ele ainda avaliou a recente decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) como um marco para a democracia brasileira.

Segundo Loubet, o ambiente no Congresso tende a se reorganizar nos próximos meses, especialmente com o desfecho de processos judiciais que ainda impactam a cena política. “Acho que agora vai ter o direito aos embargos, aquela coisa toda. Esperamos que até novembro encerre esse processo”, afirmou o deputado, referindo-se às ações judiciais ligadas aos acontecimentos de 8 de janeiro.

O parlamentar também chamou atenção para a mobilização da base governista diante do avanço da pauta da anistia, defendida por setores da oposição. “Acho que a oposição vem com essa pauta da anistia, que é forte, e nós estamos nos mobilizando junto com a sociedade civil e os movimentos organizados para colocar em discussão pautas que interessam ao Brasil”, afirmou.

Entre as propostas que o deputado considera prioritárias estão a isenção do imposto de renda para quem ganha até cinco salários mínimos, o subsídio ao gás de cozinha para cerca de 15 milhões de famílias e o debate sobre a jornada de trabalho. “São pautas que têm impacto direto na vida das pessoas e que precisam estar no centro da agenda”, defendeu.

Loubet também avaliou como positiva a postura recente do STF diante das investigações relacionadas aos ataques à democracia. “A decisão do Supremo mandou um recado duro, não só para os outros poderes, mas também para o mundo todo. Foi um resultado da consolidação da democracia e da independência dos poderes”, declarou.

Ele destacou ainda o caráter pedagógico das condenações, especialmente ao envolver militares de alta patente, fato inédito na história recente do país. “Foi a primeira vez que a gente coordena, na história do Brasil, militares graduados. Isso mostra que a democracia está acima de qualquer coisa para os profissionais brasileiros.”

Por fim, o deputado se disse otimista quanto à capacidade do Congresso de construir consensos. “Acredito que a gente vai ter maturidade suficiente para encontrar alguns consensos, como sempre aconteceu. Eu sempre fui muito otimista. Acho que é possível”.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Medalhista olímpica, Flávia Saraiva engata namoro com filho de ídolo do Botafogo; conheça ele

vinicius

Estradas vicinais de MS recebem apenas 21% do valor necessário para manutenção, diz estudo

Quase 200 locais: Campo Grande oferece internet grátis, mas wi-fi público tem riscos

Atendentes robôs e respostas automáticas: clientes enfrentam desafios no acesso ao SAC

Notícias mais lidas agora

Juíza manda perita explicar laudo que livra JBS de poluir córrego turístico em MS

Imagem de Nossa Senhora da Aparecida resiste a incêndio em residência no Noroeste

VÍDEO: incêndio atinge área de mata no Parque dos Poderes em Campo Grande

‘Estagigatos’ viralizam ao mostrar rotina de trabalho em órgão público

Últimas Notícias

Famosos

Ana Vilela se revolta após Carlinhos Maia humilhar influenciador: ‘Jamais pisaria lá’

Ana Vilela viralizou nas redes sociais ao botar a boca no trombone e questionar a postura de Carlinhos Maia

Política

PT municipal quer ajudar legenda a fazer 4 ou 5 deputados estaduais em 2026

Atualmente, bancada petista na Alems tem três deputados

Trânsito

Motociclista morre após perder controle da direção em ultrapassagem na MS-306

Testemunhas informaram à polícia que o motociclista seguia deitado de bruços sobre o veículo

Política

MPMS quer mudar preenchimento de vagas nas Promotorias de Justiça

Projeto de lei deu entrada na Alems (Assembleia Legislativa de MS) e será analisado pela CCJR