Líder do PT em Mato Grosso do Sul, o deputado federal Vander Loubet não descarta a possibilidade de disputar uma vaga ao Senado em 2026 ao lado da ministra do Planejamento Simone Tebet no partido dos Trabalhadores.
“O meu nome já está confirmado e a prioridade é a reeleição do presidente Lula. Estamos otimistas e a gente vê um processo de construção. Cogitamos trazer a Simone para fazermos um movimento democrático para apoiar o Lula independente de partido”, disse Vander.
Apesar da ministra Simone poder ser um segundo nome ao Senado se acaso migrar do MDB para o PT, Vander diz que ainda é muito cedo para ‘bater o martelo’.
“Ela ficou de conversar com o presidente Lula para definir se ela mantém o título dela aqui ou muda para São Paulo. Nos interessa dialogar com ela. Lá na frente nós decidiremos se é melhor ter dois candidatos ao Senado ou se seria melhor apenas um. Eu como presidente do PT estou muito aberto a melhor construção”, disse Vander.
Diretório nacional não se oporia a Simone disputar Senado por MS com filiados divididos
A eventual divisão interna no MDB em Mato Grosso do Sul não obrigaria o diretório nacional a intervir na executiva estadual caso a ministra do Planejamento, Simone Tebet, encontrasse pouco apoio para voltar a disputar o Senado Federal. A avaliação foi feita pelo vereador Jamal Salem, em Campo Grande, nesta terça-feira (30).
“A [Direção] Nacional não iria interferir nas decisões aqui do Estado. Quem é mais de direita fica de um lado, e se a Simone vir como candidata ao Senado, pode ter os apoiadores mais à esquerda, já que ela é ministra do [presidente] Lula. Ela tem espaço na sigla, sim”, disse o parlamentar ao Jornal Midiamax.
Parte da legenda não vê com bons olhos o plano de colocar a ministra na disputa pelo Senado, já que ela é membro do gabinete presidencial de Lula e o MDB em Mato Grosso do Sul se encaminha para apoiar a reeleição do governador Eduardo Riedel (PP), que, por sua vez, é alinhado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Apesar de o PT ter como cotado nessa corrida o deputado federal Vander Loubet, a vereadora Luiza Ribeiro avalia que Simone teria espaço para concorrer na legenda caso ela desista do MDB.
“O PT já tem o nome para o Senado, que é o do Vander, mas a Simone é a nossa companheira também. Se ela vier para o partido, levaremos dois nomes para concorrer ao Senado. Seria uma felicidade muito grande caso ela venha”, afirmou Luiza.
Simone ainda é citada como eventual postulante ao Senado por São Paulo. A ministra já havia mencionado que Lula pediu para ela avaliar a possibilidade de concorrer por Mato Grosso do Sul.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.