Ex-PSD, Fábio Trad deve definir o futuro com o PT até agosto. Nesta sexta-feira (18), ele se reuniu com os deputados Vander Loubet (federal) e Pedro Kemp (estadual). O partido estaria interessado no nome de Trad para o governo de Mato Grosso do Sul, mas a princípio Fábio não fala em candidatura.
Em agosto, será a reunião no Diretório Nacional do PT, em Brasília. “Estou grato pelo gesto do Vander e do Kemp. Antes, porém, gostaria de dialogar com eles e o diretório nacional para avaliarmos o quadro político e ver se posso me encaixar no contexto para contribuir com a reeleição do presidente Lula e fortalecer o Estado Democrático de Direito”, afirmou Fábio Trad.
Já sobre uma possível candidatura, Vander destacou que o assunto ainda deve ser tratado. “Em agosto, com a Direção Nacional e com o núcleo forte do Governo Federal, vamos apresentar o Fábio, confirmar sua filiação e discutir os projetos futuros com serenidade e planejamento”, adiantou o parlamentar.
“Essa possibilidade de filiação tem grande aceitação e ele terá liberdade para escolher de que forma deseja contribuir com o projeto coletivo do partido”, concluiu o deputado estadual Pedro Kemp.
Saída do PSD
Fábio largou o antigo partido por conta da proximidade do PSD com nomes da direita. “Há momentos em que o contexto político exige escolhas claras. O mundo mudou, o Brasil também. O espaço para o espectro do centro estreitou-se até desaparecer. Hoje, ou se é cúmplice do extremismo de direita ou se está ao lado do Estado Democrático de Direito”, disse, ao anunciar sua saída do partido, no começo deste mês.
Em defesa de ideais mais progressistas, ele não anulou a retomada das trincheiras partidárias. Disse também estar comprometido em ser o que definiu como ‘político-cidadão’. Assim, reunião com as novas lideranças do Partido dos Trabalhadores em MS cravou a ida de Trad.
Trad candidato ao Governo de MS?
Segundo o ex-governador e atual deputado estadual Zeca do PT, basta que o advogado e ex-deputado federal queira ser o nome petista ao Governo de MS em 2026.
“Fábio Trad é um interesse enorme nosso. Acho que é um grande quadro também para qualquer disputa, seja estadual, seja federal, seja o governo do Estado”, afirmou recentemente.
Simone no radar
Além de Fábio Trad, Simone Tebet, atual ministra do Planejamento no governo Lula, também é um nome forte na visão do petista.
“Acho a Simone um grande nome para qualquer uma das eventuais postulações que ela faz. É um nome como pré-candidata a vice-presidente. Acho que ela é um nome para a pré-candidatura ao Senado e é um nome para a pré-candidatura ao governo do Estado. Nós temos que conversar com ela”, afirmou.
PT avança conversas com Simone Tebet e Fábio Trad para fortalecer palanque de Lula em MS
Atualmente, Simone compõe o MDB, mas, em Mato Grosso do Sul, perdeu o protagonismo. Declarações mais recentes do deputado estadual Júnior Mochi, correligionário de Tebet, demonstram o distanciamento que a ex-senadora aderiu ao se vincular à gestão de Lula após enfrentar o petista na disputa presidencial de 2022.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
***