A federação entre o União Brasil e o PP será concretizada em cerimônia nesta terça-feira (19) em Brasília. Em Mato Grosso do Sul, a senadora Tereza Cristina, presidente do PP no Estado, presidirá a federação, que terá como vice, Rose Modesto, presidente estadual do União Brasil.
Ao Jornal Midiamax, Rose explicou que continua sendo a presidente estadual do União Brasil e a Tereza do PP. “Os partidos eles continuam independentes, cada um com o seu diretório, cada um com seus candidatos, com seu fundo eleitoral, com a sua independência, mas na hora de disputar e montar a chapa de deputados estaduais, deputados federais, aí fica um pouco de candidatos do União Brasil e um pouco de candidatos do PP”, explicou.
Ainda segundo a presidente do União Brasil em MS, nas eleições em 2026, quando será decidido os nomes para as urnas, a Tereza responderá pela federação.
Agora, com a federação, MS tem três deputados estaduais: Gerson Claro e Londres Machado do PP e Roberto Hashioka do União e um federal, Luiz Ovando, filiado ao progressista. O número de prefeitos com a federação chega a 17.
Federação nacional
O União Brasil e o Progressistas se unem em uma federação partidária nesta terça-feira (19). Pela manhã, os dois partidos fazem reuniões separadas e à tarde será realizada a primeira convenção oficial da Federação União Progressista (UPb).
Juntos, as duas legendas somam 109 deputados federais e 15 senadores. É a maior bancada da Câmara dos Deputados e uma das maiores do Senado Federal.
A Federação União Progressista (UPb) também registrou nas urnas 12.398 vereadores, 1.335 prefeitos, 186 deputados estaduais e quatro distritais. Conta, ainda, com seis governadores — entre eles o presidenciável Ronaldo Caiado (GO) —, quatro vice-governadores e 1.183 vice-prefeitos.
Ainda hoje acontece a filiação do governador de MS Eduardo Riedel ao PP, também em Brasília.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
***