Pular para o conteúdo
Política

TRE-MS mantém multa a candidata por divulgação de conteúdo falso em período eleitoral

Para a Justiça, candidata tentou se eximir da responsabilidade
Vinicios Araujo -
TRE-MS. (Imagem: Divulgação/TRE/MS)

O Tribunal Regional Eleitoral de () manteve, por unanimidade, a multa de R$ 7 mil aplicada à Coligação “É Hora de Cuidar da Nossa Gente” e à candidata Terezinha Sentoma, por divulgação de propaganda eleitoral irregular durante o pleito municipal em (MS). A decisão foi publicada na terça-feira (24/06/2025) no Diário da Justiça Eletrônico.

A condenação decorre da veiculação, em redes sociais e aplicativos de mensagens, de um material gráfico que utilizava a expressão “PESQUISA FRAUDULENTA” sobre dados de uma pesquisa eleitoral registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MS00667/2024.

De acordo com o relator do processo, Juiz Márcio de Ávila Martins Filho, a utilização da expressão induzia o eleitorado ao erro, pois distorcia uma decisão judicial anterior, que apenas reconheceu erro material na divulgação dos percentuais da pesquisa, sem apontamento algum de fraude no levantamento.

“A liberdade de expressão não legitima a distorção de decisões judiciais com o objetivo de influenciar o eleitorado”, destacou o magistrado no voto.

O entendimento do Tribunal foi de que houve extrapolação dos limites da crítica política, configurando divulgação de conteúdo inverídico, prática vedada pela legislação eleitoral. A conduta violou o disposto no artigo 57-D, §2º, da Lei nº 9.504/1997, que proíbe a veiculação de informações sabidamente falsas na propaganda eleitoral.

Candidata tentou se eximir da responsabilidade

Na tentativa de se livrar da condenação, a candidata Terezinha Sentoma alegou que não era responsável pela publicação e questionou a validade das provas — capturas de tela (prints) apresentadas no processo.

O argumento, no entanto, não foi aceito pelo Tribunal. Conforme o relator, a jurisprudência do TRE-MS já reconhece que prints de publicações em redes sociais são meios de prova válidos, dispensando a necessidade de ata notarial ou das URLs completas, desde que seja possível identificar o conteúdo e sua autoria, nos termos da Resolução TSE nº 23.608/2019.

A matéria é baseada em fonte zero — diário oficial, decisão judicial ou documentos oficiais. Assim, está passível de alteração para inclusão do posicionamento das partes citadas.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

PT espera entregar cargos e garantir filiação de Trad até a próxima semana, diz Vander

Carro cai de ponte em córrego na MS-465 e bombeiros procuram por ocupantes em Rio Brilhante

VÍDEO: Carro desgovernado assusta moradores do Jardim Carioca em Campo Grande

bebe reborn em campo grande

Casal tenta se desfazer da filha bebê reborn em Campo Grande por não conseguir dar atenção

Notícias mais lidas agora

Mansão de luxo, carros importados, armas e cavalos: o que se sabe do empresário alvo da PF

Preso com Claudinho Serra, empreiteiro ganha contrato de R$ 15 milhões na Agesul

Show de Vanessa da Mata, Noite da Seresta e Bon Odori marcam fim de semana em Campo Grande

GO: Mãe interna filha em clínica clandestina para impedir ida a audiência judicial

Últimas Notícias

Brasil

Anvisa determina apreensão de lote de lubrificante falsificado

Lote suspenso tem datas de fabricação e validade irregular

Trânsito

Moradora reclama de desatenção e falta de sinalização em cruzamento no Centro

Cruzamento registra diversos acidentes nos últimos meses

Famosos

MC Gui admite ter recebido informações externas em A Fazenda 13: ‘Escreveu um texto’

MC Gui botou a boca no trombone e admitiu que recebeu informações externas durante o confinamento em A Fazenda 13; entenda o que rolou

Cotidiano

Professor condenado por estupro é promovido pela UFMS com aumento de salário

O docente está afastado desde março deste ano, enquanto responde a processo interno da universidade, mas segue recebendo salário