Pular para o conteúdo
Política

Tereza Cristina cita etanol e inflação como preocupantes em ‘tarifaço’ de Trump

Entre os maiores produtores do Brasil, MS registrou recorde na produção de etanol
Dândara Genelhú -
tereza carrefour tarifaço
Senadora Tereza Cristina, de Mato Grosso do Sul (Madu Livramento, Jornal Midiamax)

O etanol e a inflação estão entre as principais preocupações da senadora (PP) sobre o ‘tarifaço’ de Donald Trump — presidente dos Estados Unidos. A parlamentar de lembrou que o etanol está entre as maiores produções do país.

Mato Grosso do Sul é o quarto estado que mais produz o produto. O Estado bateu record de produção e registrou 4,2 bilhões de litros de etanol.

Entre os setores mais atingidos pela definição de novas taxas, Tereza destacou o etanol. “É um setor de grande preocupação, nós temos produtos agrícolas muito semelhantes. Como na economia geral, os Estados Unidos é um grande exportador de commodities”, explicou.

Carne vermelha

Além disso, a senadora pontuou que “exportamos a carne vermelha hoje, pode ter um impacto”. Conforme Tereza, “nós exportamos com taxas que chegam a 90% para entrar nos Estados Unidos. Nós pagamos 90% de impostos para entrar [carne vermelha]”.

Então, afirmou que “se as tarifas forem muito caras, eles vão ter um problema de inflação”. Porém, a preocupação da inflação também assola o , apontou Tereza.

“Nós quando importamos dos Estados Unidos também trazemos essa tarifa, tem um impacto na nossa economia”, disse.

A senadora comentou que “o impacto também será em países que são parceiros nossos”. Portanto, acredita que é preciso ter diálogo no momento considerado “prematuro” das negociações.

“Se houver em países parceiros, nós também usar a oportunidade para exportar mais para esses países. É um grande quebra-cabeça”, detalhou.

LEIA – Nelsinho destaca relatoria de Tereza na retaliação ao ‘tarifaço’ de Trump: “protege o Brasil”

Negociações

“Acho que os Estados Unidos trouxe todo mundo para essa mesa de negociações. É ter muita calma, ver o que grandes exportadores vão fazer”, afirmou Tereza.

A senadora de MS apontou a possibilidade de acordos com outros países. “Vamos ter acordos bilaterais acontecendo, é uma mudança no comércio mundial que ele está provocando”, contou sobre Trump.

Neste sentido, Tereza foi pontual ao afirmar que “não é de uma hora para outra que você acaba com esse multilateralismo”. Assim, disse que “colocar toda essa cadeia de produção dentro dos Estados Unidos, como ele [Trump] quer, isso não se faz com varinha de condão, se faz com tempo”.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Projeto contra “tarifaço”

Por fim, a senadora comentou sobre o projeto que prevê reação ao ‘tarifaço’. Segundo Tereza, a matéria “dá instrumentos para o governa brasileiro reagir caso precise. Nossa reação é só em cima das tarifas, com essa contramedida nós podemos reagir por igual caso necessário. Mas eu espero que não”, admitiu Tereza.

Apesar de Trump cumprir o que falou, de “olhar mais para dentro”, Trump impacta o mundo todo. É o que afirmou a senadora por MS.

“O que nós não queremos é que seja injusto e traga prejuízos para a economia brasileira”. Então, a proposta aprovada no Senado que passará pela Câmara busca “procurar as medidas se realmente tiver uma produção linear, essas tarifas bem mais altas é negociar, pegaria minha mala amanhã e iria para o USA para discutir as tarifas mais justas possíveis para as duas partes”.

Tereza ressaltou que “o Brasil vai reagir comprando de outros lugares do mundo”. Para isso, contextualizou que “nós não somos grandes importadores dos Estados Unidos, somos do canadá. Temos que mudar nossos fornecedores”.

Sobre a tramitação na Câmara, a parlamentar de MS disse que já está em diálogo com os deputados. “Já estamos conversando, colocamos pontos, ele [relator] tem que ter um tempo também. Não precisamos resolver isso hoje, mas precisamos encaminhar isso à Câmara. Não precisamos ter essa lei aprovada hoje, não existe esse desespero”, afirmou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: motociclista sofre queda ao evitar colisão em cruzamento no Nova Lima

Vasco supera Operário-PR nos pênaltis e segue vivo na Copa do Brasil

Homem é condenado a um ano em regime fechado por injúria religiosa contra colega de trabalho

São Paulo sofre com gramado ruim nos Aflitos, mas bate o Náutico e avança na Copa do Brasil

Notícias mais lidas agora

trechos urbanos br 163 campo grande ms

Concessão bilionária terá que resolver trechos urbanos, considerados os mais perigosos da BR-163

Prefeita Adriane Lopes

Com voto do relator pela absolvição, julgamento da chapa de Adriane fica para semana que vem

Superlotada, Santa Casa restringe atendimento na pediatria 

Traficante é preso com 439 Kg de maconha na BR-267

Últimas Notícias

Polícia

Onix roubado no Paraná é recuperado em na MS-295 em Tacuru

Militares faziam um bloqueio na MS-295, área rural do município

Esportes

Após derrota e empate sem gols em casa, Grêmio é eliminado da Copa do Brasil pelo CSA

Empate sem gols na Arena do Grêmio

Polícia

Com mulher e filha dentro de carro, homem joga veículo contra muro

A vítima foi socorrida com um corte na cabeça

Brasil

Ministro vê sinais de que China pode regionalizar restrições a frango

Vê indícios de que a China possa regionalizar as restrições de comércio de carne de frango com o Brasil