A CRE (Comissão de Relações Exteriores) recebeu o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, nesta terça-feira (30). Vice-presidente da Comissão, a senadora Tereza Cristina (PP) alertou o chefe da pasta sobre os perigos das fronteiras secas no país, inclusive em Mato Grosso do Sul.
Senadora por MS, Tereza lembrou que o Estado faz divisa com outros países. “Venho de um estado de fronteiras. Muito nos preocupa a fronteira seca; só com o Paraguai são mais de 700 km. Sabemos todos os problemas que há, contrabandos, drogas, e que as facções têm tomado conta, infelizmente, de nosso território”, relatou ao ministro.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Presidida por Nelsinho Trad (PSD), a Comissão recebeu o ministro após pedido do senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS). Assim, Múcio forneceu informações sobre as atividades do Ministério e ações estratégicas.
Questionamentos ao ministro
A senadora por MS ainda questionou sobre o monitoramento das fronteiras. Em seguida, avaliou que “o Sisfron está muito devagar por falta de recursos”. Além disso, pontuou que “também nos preocupa a fronteira norte com a Venezuela”.
Assim, explicou que existe “movimento dos Estados Unidos, que colocou frotas para afundar barcos criminosos. Desta forma, o ministro defendeu orçamento com percentual fixo para a Defesa Nacional.
“Precisamos ter previsibilidade, pode ser 2% ou 1,5% (das despesas correntes)”, explicou. “Nós temos equipamentos, mas faltam combustível, peças e munição. Tudo isso por falta de recursos”, informou ao senadores.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.