Pular para o conteúdo
Política

Tereza comemora federação do PP com União e diz que terá candidato ao Senado

Senadora disse que haverá diálogo sobre majoritárias no Estado
Dândara Genelhú -
tereza carrefour tarifaço
Senadora Tereza Cristina, de Mato Grosso do Sul (Madu Livramento, Jornal Midiamax)

A senadora por e presidente do PP-MS, , celebrou a federação com o União Brasil, comandado por em Mato Grosso do Sul. Vice-presidente do Progressistas nacional, nesta quinta-feira (24), a parlamentar afirmou que a legenda terá candidato ao Senado nas Eleições de 2026.

“O PP vai ter um candidato ao Senado e vai apoiar um segundo nome”, disse ao Jornal Midiamax. Então, com a federação haverá diálogo com o União em MS.

“Então agora nós vamos trabalhar já agora com o fato da federação ser criada. Nós temos que sentar agora e discutir. Nós vamos discutir com o União Brasil como é que vai ficar isso”, explicou a senadora.

Federação

Na quarta-feira (23), o presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira, deu mais um passo para a federação. Nas redes sociais anunciou, em foto com o presidente do União, Antonio Rueda, que haverá novidade.

Tereza afirma que é necessário aguardar a oficialização. Contudo, adiantou ao Midiamax que a federação auxilia nas eleições. “Ajuda, porque uma chapa só fica muito mais fácil você fazer uma chapa boa. Claro que tudo tem os prós e os contras, mas aí a União Brasil e o PP vão ter uma chapa só de federal, uma chapa só de estadual”, pontuou.

Já sobre a majoritária, disse que irá dialogar com o União. “No majoritário nós vamos ter que sentar com os partidos com quem a gente possa coligar e escolher, ver como é que vai ser, como é que essa federação se junta a outros partidos”, comentou.

Rose comenta federação

Ao Jornal Midiamax, Rose Modesto, que obteve 48,55% dos votos no 2º turno das eleições para prefeita em Campo Grande, avaliou que a federação deve trazer benefícios a ambos os partidos. “Facilita montar chapa para federal, porque não é fácil montar uma chapa com nove nomes para fazer 160 mil votos e eleger um nome para federal. Agora, vamos ter dois partidos”, explica.

O anúncio oficial acontece nos próximos dias pelas lideranças nacionais do partido. Conforme Rose, o União Brasil possui maior número de integrantes no Congresso e deve ficar com o comando nacional da federação.

Já em Mato Grosso do Sul, o comando ficará a cargo da senadora Tereza Cristina, que detém o ‘maior’ cargo.

O que é uma federação?

A federação partidária é modelo regulamentado desde 2021 e permite duas ou mais legendas atuarem como uma. A união acontece por período mínimo de quatro anos, duas eleições – uma municipal e outra geral.

Então, no período de federação, as legendas partidárias devem atuar de forma unificada nas disputas eleitorais. Ou seja, definem em conjunto sobre as candidaturas que vão representar ambas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Alfonso Herrera, astro do “RBD”, estrela “Las Muertas” na Netflix e confirma presença na COP30 em Belém

Defesa de Bolsonaro diz que penas foram excessivas e vai recorrer

Aposta de Corumbá leva R$ 63 mil com quina da Mega-Sena

Homem é preso por atear fogo contra esposa

Notícias mais lidas agora

Alexandre de Moraes condena Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão em regime fechado

salário

Eduardo Riedel antecipa para setembro primeira parcela do 13º aos servidores

Prefeito de Terenos comprou imóveis e empresas com dinheiro de propina, diz Gaeco

Cruzeiro despacha rival Atlético-MG e encara o Corinthians na semifinal da Copa do Brasil

Últimas Notícias

Esportes

Bia Haddad vence confronto brasileiro nas oitavas do SP Open

Bia venceu a partida, disputada no Parque Villa-Lobos

Brasil

STF determina perda do mandato de Alexandre Ramagem na Câmara

Ramagem foi condenado pelos crimes de organização criminosa armada

Polícia

Polícia prende autor de estupros em Dourados

Confessou a autoria de dois estupros

Le Blog Maria Antonia

Cinebiografia de Madonna avança e Julia Garner segue como protagonista

Julia Garner, estrela de Ozark e vencedora do Emmy, foi oficialmente escolhida para interpretar Madonna em sua aguardada cinebiografia. O projeto passou por diversas mudanças desde que foi anunciado, mas a atriz confirmou recentemente que continua em andamento. Em entrevista ao SmartLess Podcast, Julia revelou detalhes curiosos de sua audição para viver a Rainha do … Continued