A senadora por Mato Grosso do Sul e presidente do PP-MS, Tereza Cristina, celebrou a federação com o União Brasil, comandado por Rose Modesto em Mato Grosso do Sul. Vice-presidente do Progressistas nacional, nesta quinta-feira (24), a parlamentar afirmou que a legenda terá candidato ao Senado nas Eleições de 2026.
“O PP vai ter um candidato ao Senado e vai apoiar um segundo nome”, disse ao Jornal Midiamax. Então, com a federação haverá diálogo com o União em MS.
“Então agora nós vamos trabalhar já agora com o fato da federação ser criada. Nós temos que sentar agora e discutir. Nós vamos discutir com o União Brasil como é que vai ficar isso”, explicou a senadora.
Federação
Na quarta-feira (23), o presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira, deu mais um passo para a federação. Nas redes sociais anunciou, em foto com o presidente do União, Antonio Rueda, que haverá novidade.
Tereza afirma que é necessário aguardar a oficialização. Contudo, adiantou ao Midiamax que a federação auxilia nas eleições. “Ajuda, porque uma chapa só fica muito mais fácil você fazer uma chapa boa. Claro que tudo tem os prós e os contras, mas aí a União Brasil e o PP vão ter uma chapa só de federal, uma chapa só de estadual”, pontuou.
Já sobre a majoritária, disse que irá dialogar com o União. “No majoritário nós vamos ter que sentar com os partidos com quem a gente possa coligar e escolher, ver como é que vai ser, como é que essa federação se junta a outros partidos”, comentou.
Rose comenta federação
Ao Jornal Midiamax, Rose Modesto, que obteve 48,55% dos votos no 2º turno das eleições para prefeita em Campo Grande, avaliou que a federação deve trazer benefícios a ambos os partidos. “Facilita montar chapa para federal, porque não é fácil montar uma chapa com nove nomes para fazer 160 mil votos e eleger um nome para federal. Agora, vamos ter dois partidos”, explica.
O anúncio oficial acontece nos próximos dias pelas lideranças nacionais do partido. Conforme Rose, o União Brasil possui maior número de integrantes no Congresso e deve ficar com o comando nacional da federação.
Já em Mato Grosso do Sul, o comando ficará a cargo da senadora Tereza Cristina, que detém o ‘maior’ cargo.
O que é uma federação?
A federação partidária é modelo regulamentado desde 2021 e permite duas ou mais legendas atuarem como uma. A união acontece por período mínimo de quatro anos, duas eleições – uma municipal e outra geral.
Então, no período de federação, as legendas partidárias devem atuar de forma unificada nas disputas eleitorais. Ou seja, definem em conjunto sobre as candidaturas que vão representar ambas.