O deputado estadual Zé Teixeira (PSDB) defende uma política mais branda entre os Estados Unidos e o Brasil. Após frigoríficos de Mato Grosso do Sul anunciarem que suspenderam a exportação de carne para o país americano, o parlamentar diz que a economia do Estado pode percorrer outros caminhos.
“Este assunto tem que ser tratado através da diplomacia. Tudo será ajustado, pois eles precisam de nossa carne, do nosso suco de laranja e da nossa celulose. Caso contrário, o país tem que abrir novos caminhos”, disse o deputado.
A decisão dos frigoríficos em Mato Grosso do Sul em suspender as exportações de carne bovina aos Estados Unidos pode baixar o preço da proteína no mercado interno. O Governo de Mato Grosso do Sul vê como grave a perda de competitividade das cadeias produtivas do Estado com o tarifaço de 50% do presidente estadunidense Donald Trump, que passa a valer a partir de 1º de agosto.
Apesar da medida, o Sincadems (Sindicato das Indústrias de Frios, Carnes e Derivados de MS) reforçou que as plantas frigoríficas continuam com os abates normalmente. Porém, a exceção seria para as empresas que estão habilitadas a enviar ao mercado norte-americano, que devem reduzir as escalas de abates.
Assim, conforme o titular da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, uma das alternativas seria vender essa carne bovina para o mercado interno, o que poderia aliviar o preço no bolso dos sul-mato-grossenses. Outro ponto de alerta seria o tempo de demora para conseguir exportar parte desta produção para outros países.
“A gente não consegue colocar esse produto rapidamente em outro mercado internacional. A consequência seria colocar esse produto no mercado interno sul-mato-grossense, mercado interno brasileiro. Obviamente, pode haver um aumento de oferta e também uma redução de preço e, na sequência, até uma redução de preço da arroba do boi aos produtores. Por isso que é tão preocupante esse tarifaço”, explicou Verruck.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***