Pular para o conteúdo
Política

Suplente de vereador envolvido em acidente protocola pedido de cassação na Câmara de Ribas

Vereador do PT atropelou pedestre em saída de show na cidade no dia 2 de fevereiro
Mariane Chianezi -
Compartilhar
Acidente ocorreu na madrugada do dia 2 de fevereiro em Ribas do Rio Pardo | (Reprodução, Ribas Ordinário e Divulgacand)

O suplente do vereador Lucas Lopes (PT), Julierme Lopo (PT), protocolou, nesta segunda-feira (10), pedido de cassação do mandato do parlamentar na Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo. Lucas se envolveu em acidente de trânsito no dia 2 de fevereiro no município, onde atropelou uma mulher e testemunhas afirmaram que ele estaria bêbado.

Conforme o documento encaminhado ao Midiamax, Julierme pontua no pedido que Lucas estaria em um show, ingerindo bebidas alcoólicas e ‘de forma irresponsável’, assumiu a direção do seu veículo automotor, saindo em alta velocidade pela via pública, atingindo uma pedestre de 41 anos que estava na calçada.

Ainda de acordo com o documento, o suplente diz que ao atropelar a vítima, ao invés de prestar assistência, tentou ‘desesperadamente’ sair do local, provocando outros acidentes. Lucas chegou a bater em outros três veículos, parando somente quando colidiu de frente com um caminhão estacionado.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

“Ao assumir o risco de dirigir sob o efeito de bebidas alcoólicas, promover os acidentes mencionados e evadir-se do local sem prestar a devida assistência a vítima e demais envolvidos, o vereador Lucas Lopes Ribeiro (PT), cometeu não somente uma conduta delitiva aos olhos do Poder Judiciário, mas também cometeu infrações políticos-administrativas, uma vez que deveria portar-se como digno representante da população”, pontua pedido.

Julierme pontua que a atitude do vereador é ‘incompatível com a dignidade da Câmara Municipal’. Julierme é o 1º suplente do Partido dos Trabalhadores na Câmara. Ele recebeu 233 votos nas eleições de 2024, enquanto Lucas obteve 378 votos.

Trâmite na Câmara

Em nota divulgada no site oficial, a Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo esclarece que a denúncia será enviada ao corregedor do Legislativo, que deverá emitir um parecer prévio pelo prosseguimento, ou não, da denúncia de Julierme.

“Na sequência, o parecer prévio é lido em Plenário. Se a maioria dos vereadores presentes decidirem pela continuidade do processo, dois outros vereadores são sorteados para compor a Comissão de Ética, que fica sob presidência do corregedor. A Comissão de Ética, então, procede às oitivas das testemunhas de defesa e acusação, emitindo, depois, um parecer final para nova deliberação em Plenário”, descreve nota.

Se oito ou mais parlamentares votarem pela cassação, Lucas Lopes tem seu mandato encerrado, com a Câmara Municipal formalizando a convocação de seu primeiro suplente Julierme Lopo (PT). Do contrário, a denúncia é arquivada e o vereador continua normalmente no Legislativo.

Defesa diz que vereador sofreu ameaças

A defesa do vereador Lucas Lopes (PT) alegou, um dia após o acidente, que o parlamentar deixou o local por sofrer agressões e ameaças.

“Após o acidente, o vereador foi alvo de um ataque violento por parte de indivíduos armados com facas e outros objetos, resultando em um golpe na cabeça e na destruição de seu veículo, que teve os pneus furados e foi posteriormente incendiado”, diz nota assinada pelo advogado Guilherme Tabosa.

Por conta do ambiente de hostilidade, o vereador recém-empossado no município teria sido retirado do local pela sua segurança. A defesa alega, ainda na nota, que Lucas se apresentou à polícia nas primeiras horas de domingo (2).

“Comportamentos não refletem nossos valores”, diz PT

O PT (Partido dos Trabalhadores) de Ribas do Rio Pardo emitiu nota na tarde de domingo para reprovar o comportamento do vereador. Partido disse ainda que garantirá ampla defesa e contraditório aos envolvidos.

“O Partido dos Trabalhadores de Ribas do Rio Pardo vem a público esclarecer que os comportamentos individuais e socialmente reprováveis atribuídos a um de seus filiados, Vereador Lucas Lopes, ocorrido na madrugada de hoje não refletem os valores e diretrizes que norteiam a nossa agremiação”, diz trecho da nota.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados