Esta terça-feira (9) marca cinco anos do sequestro do ex-vice-presidente Óscar Denis pelo EPP (Exército do Povo Paraguaio) e sua família fez um apelo emocionado ao presidente Santiago Peña Nieto. O pedido é para que ele “exerça sua liderança” e priorize a busca pelos paraguaios sequestrados.
Em uma cerimônia memorial em frente à Catedral Metropolitana de Assunção, Beatriz Denis, filha de Óscar Denis, leu uma carta ao presidente, pedindo que ele faça da busca por seu pai “sua maior batalha”.
A família enfatizou a importância da liberdade, segurança e paz, ecoando o slogan de campanha de Peña. “Estaremos em melhor situação”.
Eles também solicitaram a mediação do Cardeal de Assunção, Adalberto Martínez, e relembraram o encontro de outubro de 2024 com o presidente, buscando o cumprimento das promessas de fornecer a infraestrutura e tecnologia necessárias para a busca.
Óscar Denis foi sequestrado aos 74 anos, e seu paradeiro permanece desconhecido. Além dele, Félix Urbieta e Edelio Morínigo também são vítimas de sequestro com paradeiros desconhecidos.
Entenda o caso
O político paraguaio foi levado por uma milícia formada por membros do grupo guerrilheiro EPP (Exército do Povo Paraguaio) da fazenda Tranquerita, a cerca de 10 quilômetros da cidade de Yby Yaú, Concepción, nas proximidades de Bela Vista, cidade de Mato Grosso do Sul.
Ele estava acompanhado pelo capataz, de etnia indígena, Adélio Mendonza, de 22 anos, quando foi retirado de dentro da sua caminhonete.
Segundo relatos de Adélio, que foi libertado um mês depois. No dia do sequestro, eles foram rendidos por seis pessoas que usavam uniformes militares camuflados e estavam com rifles nas mãos.
Ainda conforme o capataz, o grupo era formado por três adultos e três adolescentes que já foram identificados, mas nenhum deles ainda foi preso.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Bianca Iglesias)