Nesta segunda-feira (8), a CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ouve o ex-ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. Senadores de Mato Grosso do Sul integram a lista de membros titulares e suplentes.
Marcado para as 16 horas, o evento será interativo. Ou seja, haverá espaço para perguntas e comentários de cidadãos durante a sessão.
Tereza Cristina (PP) e Soraya Thronicke (PODE) participam como titulares da Comissão. Nelsinho Trad (PSD) é suplente no grupo.
Lupi esteve à frente do ministério entre janeiro de 2023 e maio de 2025. O relator da CPMI, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), propôs o convite.
Segundo o parlamentar, Lupi “detém informações imprescindíveis”. Assim, disse que a sessão pode esclarecer sobre as medidas adotadas para evitar o desconto ilegal nos benefícios de aposentados. O deputado Beto Pereira (PSDB) também participa do grupo como membro titular.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Entenda a CPMI
Investigações da Polícia Federal e da CGU apontaram, em abril, um esquema que cobrava mensalidades irregulares de aposentados e pensionistas. Assim, os descontos dos benefícios aconteciam sem autorização. Os desvios investigados, referentes ao período de 2019 até 2024, somam cerca de R$ 6,3 bilhões.
Em julho, o governo federal editou medida provisória que abriu crédito extraordinário ao Orçamento da União, de R$ 3,3 bilhões, para ressarcir os prejudicados (MP 1.306/2025).
Logo, a CPMI terá 180 dias para investigar as fraudes. O pedido de criação da CPMI é de 12 de maio. As autoras são a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e a deputada Coronel Fernanda (PL-MT).
Assim, leitura do pedido durante sessão do Congresso oficializou a criação da comissão. O requerimento teve o apoio de 223 deputados e 36 senadores — número superior ao mínimo exigido (um terço da composição de cada Casa). A comissão mista contém 15 senadores e 15 deputados no grupo de titulares.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Dáfini Lisboa)