A senadora Tereza Cristina (PP) ‘puxou a orelha’ do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Integrante da comissão que está nos Estados Unidos tentando barrar o tarifaço de Donald Trump em cima de produtos brasileiros, a progressista diz que já passou da hora de Lula telefonar para o presidente americano.
“Nossa missão é fomentar a reaproximação entre Brasil e Estados Unidos. Não cabe ao senado negociar, mas sim buscar o clima de entendimento para proteger os brasileiros, pois as tarifas irão prejudicar todos, sem exceção. O presidente Lula deveria ligar sim para o presidente Trump, aliás, já passou da hora. O Brasil não pode ser regido pelo populismo e da vaidade de quem governa”, disse a senadora em uma rede social.
O filho de Jair Bolsonaro, o deputado licenciado, Eduardo Bolsonaro, tem criticado duramente a comissão que busca negociar a situação do país. Inclusive, teria afirmado estar ‘trabalhando contra os senadores brasileiros’ que estão tentando pelo menos postergar o tarifaço de 50% nos produtos brasileiros a partir do dia 1º de agosto.
“Eu trabalho para que eles não encontrem diálogo, porque sei que, vindo desse tipo de pessoa, só haverá acordos daquele tipo meio-termo, que não é nem certo, nem errado”, disse o filho 03 de Bolsonaro.
Na semana em que deve haver a validação do tarifaço de 50% em cima de produtos brasileiros, imposto pelos Estados Unidos, o presidente Lula pediu que o mandatário Donald Trump “reflita a importância do Brasil”.
“Eu espero que o presidente dos Estados Unidos reflita a importância do Brasil e resolva fazer o que num mundo civilizado a gente faz: tem divergência? Senta numa mesa, coloca a divergência de lado e vamos resolver, e não de uma forma abrupta, individual, de tomar a decisão que vai taxar o Brasil em 50%”, disse Lula, durante a inauguração da Usina Termelétrica GNA II, no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ).
Para o presidente brasileiro, a imposição de tarifas é culpa de Eduardo Bolsonaro, que está nos EUA desde março, e do ex-presidente Jair Bolsonaro.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***