A semana política entre os dias 22 e 26 de setembro teve grande movimentação, com a visita da ministra de Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, anúncio de pré-candidatura ao Governo de Mato Grosso do Sul, pedido de suspensão de mandato de deputado federal e morte de ex-deputado estadual. Relembre os principais fatos a seguir.
Na segunda-feira (22), um seminário sobre desenvolvimento agrário reuniu a ministra Simone Tebet (MDB), o vice-governador José Carlos Barbosa (PSD) e autoridades de Brasília. Na oportunidade, Simone afirmou que Lula a quer como candidata ao Senado em 2026.
Ainda na segunda, Capitão Contar disse que não descarta a possibilidade de se filiar ao PL e ainda pode ser o segundo nome do Partido Liberal para disputar a vaga ao Senado em 2026.
Teve ainda exoneração do diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) o servidor público Washington Willeman de Souza, um cargo indicado pelo PT.
Na terça-feira, a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados baixou para 30 dias o pedido de suspensão do mandato do deputado federal Marcos Pollon (PL). Após requerimento da Corregedoria, a Diretoria da Casa solicitou, na terça-feira (23), a suspensão de três deputados.
Ainda no dia 23, foi confirmada a visita do ministro da Educação, Camilo Santana, nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, para cumprir agendas em Campo Grande e em Dourados. O titular da pasta participa de inaugurações de prédios e visitas às escolas. Agenda semelhante estava prevista para o início deste mês, mas foi adiada devido aos compromissos do gestor.
Marcos Pollon anunciou que pode ser pré-candidato ao governo estadual após racha e descontentamento no partido ao filiar o ex-governador Reinaldo Azambuja na legenda, para disputar o Senado em 2026.
O Senado Federal derrubou a PEC da Blindagem na quarta-feira (24), com voto contrário dos três senadores do Estado: Nelsinho Trad (PSD), Tereza Cristina (PP) e Soraya Thronicke (União Brasil).
Falando ainda no Senado, o senador Trad, presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal, avaliou como positivo o comentário do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a possibilidade de uma reunião com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.
A bancada do PT na Alems (Assembleia Legislativa de MS) achou o elogio de Trump a Lula como algo bem-visto, já que pode ajudar o governante norte-americano a voltar atrás do tarifaço de 50% imposto ao país brasileiro.
O vice-governador recebeu autorização para se ausentar de MS em outubro, para participar de um Fórum do Corredor Bioceânico de Capricórnio.
Já o deputado estadual Antonio Vaz (Republicanos) continua em São Paulo fazendo exames, após receber alta hospitalar. Ele sofreu um infarto no início do mês.
A última sessão da semana na Alems, na quinta-feira, não durou nem 40 minutos e foi encerrada após uma queda de energia. Um rompimento de cabo ocasionou o corte na luz no Parque dos Poderes.
Ainda na quinta-feira, o vereador Vitor Rocha (PSDB) foi cotado para assumir a Sesau (Secretaria de Saúde de Campo Grande), conforme informado pelo vereador Dr. Jamal. A pasta está sendo tocada por um conselho gestor após a saída da Dr. Rosana Leite.
A senadora Tereza Cristina assumiu como membro de setor da diretoria da Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo). A parlamentar sul-mato-grossense lidera o Cosag (Conselho Superior do Agronegócio). A ex-ministra da Agricultura e demais membros assumem a gestão em 2026. O empresário Paulo Skaf assumirá, novamente, como presidente da Federação.
O ex-deputado estadual e conselheiro Cícero Antônio de Souza, de 80 anos, morreu na quinta-feira (25) em São Paulo, onde estava internado devido a um câncer. O TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul) emitiu uma nota de pesar. O velório ocorreu desde as 16h de sexta-feira (26), em Campo Grande.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
(Revisão: Dáfini Lisboa)