Pular para o conteúdo
Política

Semana começa sem nova data para relatório final da CPI que investiga Consórcio Guaicurus

Vereadores da CPI não entraram em consenso e adiaram mais uma vez a entrega do relatório, que estava prevista para terça-feira (2)
Anna Gomes -
SUPERLOTAÇÃO CONSÓRCIO PREMONIÇÃO FOGO SAÚDE DESRESPEITO
(Henrique Arakaki, Midiamax)

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Consórcio Guaicurus deveria entregar à Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, na próxima sessão, na terça-feira (2), o relatório dos trabalhos que investigaram a má prestação do serviço de transporte coletivo em . Contudo, após novo adiamento por falta de consenso entre os parlamentares, o relatório teve entrega adiada. Assim, a semana de trabalhos começa sem uma nova data.

A decisão foi tomada pela CPI após uma reunião que durou 4 horas na sexta-feira (29). A apresentação do relatório final estava marcada para a próxima terça-feira. No entanto, ainda não foi divulgada uma nova data. O prazo para encerramento dos trabalhos é 12 de setembro.

A CPI começou os trabalhos em abril. Após quatro meses de oitivas, análises de documentos e audiência pública, os membros entregaram os relatórios para a vereadora Ana Portela (PL), relatora da CPI, reunir as informações e montar o documento final.

“Da minha parte, estou construindo algumas informações — que não sei se vêm constando no relatório dela — para que a gente não perca a oportunidade; estamos produzindo para, talvez, ela agregar”, disse Luiza Ribeiro (PT), membro da CPI.

Além de Luiza e Ana, os vereadores Junior Coringa (MDB) e Maicon Nogueira (PP) participam da CPI, presidida por Lívio Leite ().

Conclusão

Segundo a vereadora, os parlamentares se reuniriam na semana passada para receber o relatório de Portela. Assim, a expectativa era de que, na segunda-feira (1°) à tarde, em coletiva de imprensa, os membros apresentassem o documento e concluíssem os trabalhos.

Além disso, já na terça-feira de manhã, entregariam ao presidente da Mesa Diretora, o vereador Epaminondas Neto, o Papy (PSDB). Entretanto, vale lembrar que o prazo inicial para a entrega seria em 15 de agosto, mas acabou prorrogado.

“Já está bem encaminhado; faltam apenas alguns detalhes. Sempre é possível que os membros consigam aprovar ou apresentar trabalhos paralelos — faz parte do regimento. Todos são encaminhados aos órgãos competentes. Estou entusiasmado para trazer um debate que estava engasgado na garganta do campo-grandense. O Consórcio deixa a desejar na qualidade, e a Prefeitura deixa a desejar na fiscalização do contrato, e quem perde é o campo-grandense”, adiantou Papy.

CPI do Consórcio Guaicurus

Desde abril, gestores do Consórcio Guaicurus, membros da administração pública ligados à regulação e fiscalização do contrato bilionário, ex-funcionários e usuários dos ônibus que circulam na Capital foram ouvidos. Assim, a CPI coletou uma série de elementos que podem indicar irregularidades no serviço prestado ao cidadão campo-grandense.

As denúncias miram especialmente a precariedade da frota, que, além de provocar transtorno na rotina dos usuários, compromete a qualidade do transporte. Além disso, não retribui os lucros milionários obtidos pelo Consórcio Guaicurus — o qual alega estar em déficit financeiro.

Assim, para apurar as ‘desculpas’ dos empresários, a CPI contratou assessorias contábeis e jurídicas, no valor de R$ 140 mil, para devassa nas contas da companhia, que já passou por pente-fino em outras ocasiões e volta a ser alvo de perícia contábil, a fim de reconhecer se, de fato, está em desconformidade ao que entrega na prestação do serviço de transporte coletivo da Capital.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

(Revisão: Dáfini Lisboa)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Focos de incêndio são registrados na Estrada Parque em Aquidauana

policia filho

Preso suspeito de matar filho de policial no Nova Lima; ‘Rato’ segue foragido

Aos 70 anos, Ademilson conquista 1º no lugar no pódio da Volta UFMS

Promotor quer multa de R$ 519 mil contra Pernambucanas por cobrança indevida em fatura de clientes

Notícias mais lidas agora

Promotor aponta falha em laudo que livrou JBS por poluir córrego turístico e pede nova perícia

policia filho

Preso suspeito de matar filho de policial no Nova Lima; ‘Rato’ segue foragido

carlo acutis milagre em campo grande

Com pedaço do coração em Campo Grande, beato Carlo Acutis será canonizado esta semana no Vaticano

Comissão de Ética rejeita recurso de ministro de Bolsonaro punido por ‘gabinete paralelo’

Últimas Notícias

Cotidiano

Prefeitura de Campo Grande intensifica monitoramento de acessos após sites fora do ar

Administração nega ataque hacker e garante que dados não foram comprometidos

Trânsito

Motociclista colide em bezerro e morre na MS-473, em Taqurussu

Rapaz tirou a CNH em fevereiro deste ano

Famosos

Influenciadora Mapoua choca ao anunciar morte do marido com foto de acidente: ‘Saudade’

Marido de Samara Mapoua, Pedro Henrique sofreu um grave acidente de carro e não resistiu aos ferimentos

Política

Após adiar votação, vetos à LDO são analisados na sessão da Câmara de Campo Grande

Vetos seriam analisados na última quinta-feira, mas presidente da Casa de Leis resolveu adiar a apreciação