Após viverem momentos de tensão em Israel, em meio à escalada na guerra com o Irã, três secretários de Estado de Mato Grosso do Sul embarcam em voo nesta quinta-feira (19) de volta ao Brasil.
Eles estão na segunda leva com 13 brasileiros que retornam ao país em voo comercial, que sairá da Jordânia, já que o espaço aéreo de Israel está fechado. Outros 12 na mesma situação já retornaram ao Brasil.
Ricardo José Senna – Secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul
Christinne Cavalheiro Maymone Gonçalves – Secretária-adjunta da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul
Marcos Espíndola de Freitas – Coordenador de Tecnologia da Informação da Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul
À reportagem do Jornal Midiamax, a adjunta da SES, Christinne Maymone comemorou a notícia: “Voltando hoje. Conto com suas orações para dar tudo certo. Quando chegar, quero encontrar minha família e colocar os sentimentos em dia”.
Além deles, outras dez autoridades embarcam no voo, são:
- Marcos José Rocha dos Santos – Governador de Rondônia
- Ana Paula Soares Marra – Secretária de Desenvolvimento Social do Distrito Federal
- Thiago Frederico de Souza Costa – Secretário-executivo de Políticas de Segurança Pública do Distrito Federal
- Rafael Borges Bueno – Secretário de Agricultura do Distrito Federal
- Pedro Leonardo de Paula Rezende – Secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás
- Augusto Leonel de Souza Marques – Secretário de Integração de Rondônia
- Valdemir Carlos de Góes – Secretário-chefe da Casa Militar de Rondônia
- Maricleide Lima da Fonseca – Chefe de Agenda do Governador de Rondônia
- Rute Carvalho Silva Pedrosa – Chefe de Gabinete do Governador de Rondônia
- Renan Fernandes Barreto – Chefe de Mídias do Governador de Rondônia
No entanto, outros brasileiros seguem aguardando retorno. A situação é intermediada pela CRE (Comissão de Relações Exteriores) do Senado, presidida pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS), que afirmou: “o trabalho continua com total empenho até que todos os brasileiros estejam em segurança e de volta ao Brasil”..
Na quarta-feira (18), Nelsinho Trad recebeu ofício da FAB, informando estar pronta para trazer os brasileiros, mas que dependia da ordem do presidente Lula.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Jornal Midiamax no WhatsApp
Secretários de MS em Israel
As comitivas fazem parte de duas frentes institucionais brasileiras — a Expo Muni e o Consórcio Brasil Central. A maior parte dos integrantes deverá embarcar em conexões a partir de Doha, no Catar. A Embaixada do Brasil em Doha já recebeu a lista de passageiros e está em contato com as autoridades locais para acompanhar a chegada e os embarques.
A comissão no Senado acompanha a situação de 56 brasileiros em missão religiosa na Galileia e de outros turistas que procuraram apoio para repatriação. Por fim, o Itamaraty mantém tratativas com países vizinhos e não descarta uma missão aérea de resgate, conforme as condições de segurança e viabilidade logística. O espaço aéreo de Israel continua fechado.
Sabe de algo que o público precisa saber? Fala pro Midiamax!
Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!
E pode ficar tranquilo, porque nós garantimos total sigilo da fonte, conforme a Constituição Brasileira.
Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.