Pular para o conteúdo
Política

Rumores sobre pressão para renúncia do vice-prefeito tomam conta de Terenos

Diretório do Republicanos confirma que vice-prefeito foi sondado para renúncia do cargo
Dândara Genelhú -
vice terenos
Vice de Terenos pode assumir como prefeito. (Reprodução, Justiça Eleitoral)

A prisão do prefeito Henrique Budke (PSDB) possibilita mudança de cenário do Executivo e Legislativo de . Rumores sobre pressão para renúncia do vice eleito na chapa do tucano, Arlindo Landolfi (Republicanos) tomaram conta do município, a 30 quilômetros de .

Caso o vice-prefeito renunciasse ao cargo após afastamento do prefeito preso, o presidente da Câmara, Leandro Caramalac (PSD) poderia assumir o Executivo. Assim, o vereador do PSD ficaria no cargo de prefeito até que houvesse decisão sobre Budke, eleito para liderar o Executivo.

Leitores do Jornal Midiamax afirmaram que circulam na cidade rumores sobre a pressão para renúncia de Arlindo. O deputado federal e ex-prefeito de Terenos, Beto Pereira (PSDB), teria se reunido com o vice-prefeito e o presidente da Câmara do Município na quarta-feira (10) — um dia após a operação com prisão de Budke.

Na ocasião, o deputado supostamente teria pressionado o vice, do Republicanos, para entregar o cargo e possibilitar a ‘escalada’ do presidente da Câmara até o Executivo. O Jornal Midiamax tentou contato com o deputado federal por diversas plataformas, devidamente documentados, para esclarecimento da suposta situação.

Nesta quinta-feira (11), o parlamentar logo depois do fim agenda pública e evitou a imprensa. Não houve êxito em ligações ou mensagens pelo WhatsApp. Contudo, o espaço segue aberto para posicionamento e esclarecimento sobre os fatos.

LEIA – Da cadeia, prefeito de Terenos alvo do Gaeco pede afastamento

Vice-prefeito ‘sondado’

O presidente do Republicanos em Terenos, Professor Celso, afirmou que o vice-prefeito Arlindo foi sondado para renúncia do cargo. Contudo, garantiu que o Republicanos irá assumir o Executivo.

“Sei sim que o vice-prefeito foi sondado para essa possibilidade e disse não, quer assumir o cargo de prefeito. Isso faz parte do jogo político, a gente sabe disso”, avaliou.

Ao Midiamax, o presidente do diretório municipal disse que o presidente da Câmara se reuniu com Arlindo. “Não participei da reunião, a gente teve o conhecimento da conversa sim, do nosso vice-prefeito com o presidente da Câmara, vereador Leandro Caramalac”, disse.

Logo, pontuou o posicionamento da legenda. “A posição nossa, do Republicanos e do vice, daqui a pouco prefeito de Terenos, é de que não, ele não vai renunciar ao mandato dele”.

Ademais, destacou que Arlindo “vai assumir amanhã [12 de setembro] e vai tocar o município até que se resolva essa questão do afastamento do prefeito Henrique”. “Nós somamos com o prefeito Henrique”, lembrou.

Celso afirmou que “o partido Republicanos Terenos não concordaria com uma renúncia”. Então, esclareceu que o cenário seria possível apenas se o “vice-prefeito tivesse algum problema de saúde muito sério que o impedisse de assumir, mas não é o caso, ele mesmo quer assumir.

Já o presidente estadual, Antônio Vaz, comentou que não conversou com o vice eleito pelo partido. “Estou em SP, e não tive a oportunidade de falar com ele”.

terenos psdb
Câmara de Terenos possui sessão todas as semanas. (Reprodução, Câmara de Terenos)

Reunião

O Jornal Midiamax acionou o presidente da Casa de Leis sobre a suposta reunião e possibilidade de assumir o Executivo. “Não, não estou sabendo de nada disso não. A coletiva de imprensa amanhã é inclusive com todo mundo, vamos ver o que vai tomar a decisão”, disse por ligação.

Quando questionado sobre qual decisão seria anunciada, voltou atrás. “Não, é coletiva de imprensa”, disse na conversa. “A lei orgânica diz que eu tenho 48h para fazer o comunicado oficial, então vou fazer tudo amanhã”, afirmou.

A reportagem também tentou contato com o vice-prefeito de Terenos, por meio de ligação. Não houve retorno até a publicação desta matéria.

Pronunciamento

Além disso, o Jornal Midiamax tentou contato com vereadores de Terenos. Marcio Rezende (PODE) informou que o pronunciamento divulgado pela Câmara será do presidente, exclusivamente. “O pronunciamento só do presidente, se alguma outra entrevista acontece no particular”, esclareceu.

O vereador do Podemos também informou que não houve reunião entre os parlamentares para tratar sobre o anúncio da sexta-feira (12), após a prisão do prefeito. “É uma situação bem difícil, ruim para política. Não exatamente para política, mas para a população, atrapalha, traz prejuízo para população e o município”, disse sobre a operação contra corrupção na cidade.

Já sobre o comando do Executivo, disse que a manutenção do vice é a melhor opção. “Pelo meu ver, quem tem que assumir é o vice. Mas não tenho como falar alguma coisa, por não ter conhecimento, nem pensei na hipótese”, comentou.

No mesmo sentido, o primeiro-secretário da Câmara, vereador Caco (PP), confirmou que não houve reunião antes da coletiva anunciada. “Não, só sei que amanhã vai ter a coletiva”. Ademais, afirmou que não possui conhecimento sobre a reunião entre Caramalac e o vice-prefeito.

Prefeito do PSDB

No primeiro mandato, teve Felipe Salomão (MDB) como vice-prefeito. Assim, em 2024, tentou reeleição e se manteve no Executivo do município.

Ainda no PSDB, Henrique concorreu pela federação PSDB CIDADANIA, além de ter apoio de mais sete partidos. São eles: Republicanos, PDT, PSD, Podemos, PT, PCdoB e PV.

Para a reeleição, o prefeito mudou de vice e contou com um nome do Republicanos, Doutor Arlindo. 

O prefeito integra o núcleo do PSDB há pelo menos oito anos. Nas redes sociais, acumula fotos com Beto Pereira, condenado pelo TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul) por rombo na Prefeitura de Terenos.

Em 2017, participou de evento do PSDB, quando publicou a primeira foto com o ex-prefeito. Além disso, em julho de 2020 assumiu a presidência do PSDB em Terenos.

SAIBA QUAIS – Gaeco fez buscas em 59 endereços contra corrupção em Terenos

Para acabar na lista do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul) de políticos com ‘contas sujas’, o pré-candidato do PSDB à Prefeitura de Campo GrandeBeto Pereira, foi flagrado e condenado por gastos irregulares na experiência que teve como prefeito de Terenos.

Na cidade que fica ao lado de Campo Grande e tem apenas 17 mil habitantes, Beto deixou um rastro com rombo nas contas da Prefeitura e três condenações transitadas em julgado por contas julgadas irregulares que, segundo a legislação brasileira, podem deixar o ex-prefeito inelegível.

Esquema de fraude em licitação

A operação aponta Henrique Budke como líder da organização criminosa alvo da Operação Spotless. Então, o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) e Gecoc (Grupo Especial de Combate à Corrupção) deflagraram a investigação nesta terça-feira, 9 de setembro.

A investigação apontou que o grupo liderado por Budke tinha núcleos com atuação bem definida. Servidores públicos fraudaram disputa em licitações, a fim de direcionar o resultado para favorecer empresas.

Os editais elaborados sob medida simulavam competição legítima. Portanto, somente no último ano, as fraudes ultrapassaram os R$ 15 milhões.

DESCUBRA – Quem é Henrique Budke, prefeito do PSDB preso por fraude de licitação em Terenos

O esquema ainda pagava propina para agentes públicos que atestavam falsamente o recebimento de produtos e de serviços, bem como aceleravam os processos internos para pagamentos de contratos.

Provas da Operação Velatus, de agosto de 2024, renderam a Operação Spotless. O Gaeco e Gecoc obtiveram autorização da Justiça e confirmaram que Henrique Budke chefiava o esquema de corrupção.

Spotless é uma referência à necessidade da realização dos processos de contratação da administração pública sem manchas ou máculas. A operação contou com apoio operacional da PMMS (Polícia Militar de MS), por meio do BPCHq (Batalhão de Choque) e do Bope (Batalhão de Operações Especiais).

Em nota, a assessoria de comunicação da prefeitura confirmou a ação. 

“Até o momento, o Poder Executivo Municipal não foi oficialmente comunicado sobre o real motivo da ação. Ressaltamos, porém, que a Prefeitura está colaborando integralmente com as autoridades competentes, fornecendo todas as informações e documentos que se fizerem necessários para o esclarecimento dos fatos”, diz o comunicado.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Motocicletas idênticas colidem em via movimentada do Centro

Batedor é preso com quase 1,5 tonelada de drogas avaliadas em R$ 3,3 milhões

Apagão da Claro deixa clientes sem sinal em Campo Grande

Alexandre de Moraes condena Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão em regime fechado

Notícias mais lidas agora

Alexandre de Moraes condena Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão em regime fechado

salário

Eduardo Riedel antecipa para setembro primeira parcela do 13º aos servidores

Prefeito de Terenos comprou imóveis e empresas com dinheiro de propina, diz Gaeco

Trump diz estar surpreso com resultado do julgamento de Bolsonaro no STF

Últimas Notícias

Política

‘Perseguição’, defende Coronel David sobre Bolsonaro condenado pelo STF

Esta é a primeira vez na história do Brasil que um ex-presidente e militares de alta patente são condenados por tentativa de golpe de Estado

Política

‘Merecida’: Zeca do PT comemora condenação de Bolsonaro por golpe de Estado

Ex-presidente e outros sete réus foram condenados pelo STF nesta quinta-feira (11)

Política

‘Capítulo vexatório’, diz Contar sobre condenação de Bolsonaro pelo STF

Os oito réus do "núcleo crucial" foram condenados por tentativa de golpe de Estado e outros crimes

Cotidiano

Parcela antecipada do 13° salário de servidores divide opiniões em MS

A iniciativa também deve injetar aproximadamente R$ 260 milhões na economia local