A presidente do União Brasil em Mato Grosso do Sul, Rose Modesto, avalia como positiva a federação do União com o Progressistas. Os partidos se alinham para fechar o acordo que pode reunir grupo político de 109 deputados na Câmara em Brasília.
“Está bem avançado mesmo essa questão dentro do União Brasil também, para essa possibilidade”, afirmou após o presidente nacional do PP anunciar o aval para federação. Rose adiantou ao Jornal Midiamax que a federação deve ser definida nos próximos dias.
Assim, comentou sobre as vantagens de federar com o PP. “Eu vejo de forma bem positiva, porque a federação vai elevar o número de parlamentares em Brasília. Então, ficaria ali como maior partido, com condições de poder ter acesso às comissões mais importantes do Congresso”, disse
Eleições
Além disso, apontou que a federação poderá auxiliar no pleito de 2026. “A construção desta candidatura, que hoje já existe um sentimento que já vinha tanto do União Brasil como do PP, de ter uma candidatura de centro-direita para presidente, acho que tudo isso é muito importante”.
Em MS, a federação deve formar chapa conjunta do PP e União para deputados estaduais e federais. “Aqui no nosso estado fica uma coligação para montar a chapa de estadual e de federa, mais simples também, mais fácil você juntar os dois partidos para montar as chapas”.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Oposição
Contudo, lembrou que a federação mantém a senadora Tereza Cristina como presidente do PP-MS e ela como presidente do União-MS. “Me dá muita tranquilidade saber que o União Brasil continua com a independência dele e o PP também”.
Logo, explicou que “os partidos não deixam de existir, porque não é fusão, é uma federação”. Com a manutenção das presidências partidárias, Rose disse que seguirá como oposição em MS.
“Nós vamos estar juntos, mas naquilo que a gente tiver a nossa resistência, temos a liberdade de poder se posicionar”, esclareceu.
Rose concorreu contra Adriane Lopes (PP) no segundo turno das Eleições de 2024. “O caso aqui de Campo Grande, eu continuo aqui fazendo realmente a oposição a tudo aquilo que vem acontecendo de ruim na nossa cidade, não vou deixar de fazer só porque o União Brasil e o PP vão estar numa federação. Então, essa independência é que me dá muita tranquilidade”, destacou.
PP sinalizou
A senadora por MS e presidente do PP-MS, Tereza Cristina, participou de reunião convocada pela presidência nacional do Progressistas nesta quarta-feira (20). O presidente nacional, Ciro Nogueira, consultou a Executiva Nacional sobre a formação de federação partidária com o União Brasil.
Logo, disse que por unanimidade, os parlamentares e correligionários decidiram “dar pleno aval à presidência do partido para prosseguir as tratativas no sentido de consolidar a criação da federação”.