Pular para o conteúdo
Política

Rodolfo Nogueira susta decreto sobre proteção da vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica

O deputado federal está como presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural na Câmara dos Deputados
Renata Volpe -
Deputado federal Rodolfo Nogueira. (Divulgação)

Presidente da CAPDR (Comissão de Agricultura, , Abastecimento e Desenvolvimento Rural) na Câmara dos Deputados, o deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS) aprovou três projetos importantes para o setor. Um deles susta decreto sobre utilização e proteção da vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica.

Este decreto é de 2006, em que a normativa tem trazido prejuízos para os produtores que enfrentam severas restrições à produção em áreas que, de fato, não possuem resquícios significativos de vegetação do Bioma Mata Atlântica. A proposta que visa tornar sem efeito o decreto de 2006 foi aprovada. Nogueira é autor do projeto.

Outra proposta aprovada na comissão foi o Requerimento 124/2025, também de autoria de Nogueira, para que o Ministro da Agricultura e Pecuária preste esclarecimentos sobre portaria do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) de número 805, de 9 de junho de 2025, que institui o Programa Nacional de Rastreabilidade de Produtos Agrotóxicos e afins. O parlamentar quer saber os fundamentos técnicos, jurídicos e procedimentais que embasaram a edição do documento.

E por último, como relator da matéria, Nogueira teve projeto de lei de nº 5409/2023 aprovado para rejeitar a proposta que altera normativa com o objetivo de dar preferência à titulação coletiva no caso de assentamentos ambientalmente diferenciados, permitindo a titulação de pessoa jurídica.

De acordo com Nogueira, “a titulação coletiva tira a liberdade do agricultor, porque ele não passa a ser dono individual do seu lote, ficando dependente de decisões coletivas e de lideranças internas. Mantém o poder sobre a terra nas mãos do ou de lideranças políticas do movimento, em vez de dar o título ao trabalhador que realmente cultiva a terra. Essa dinâmica fortalece lideranças locais e movimentos como o MST, que cobrariam taxas e promoveriam o terror no campo, prejudicando a segurança jurídica e a paz social”, justificou. Com o parecer aprovado, a comissão tem o poder de arquivar o projeto, pois a CAPADR, nesse caso, era a única responsável pelo mérito. Contudo, com o parecer aprovado, o projeto que previa titulação coletiva foi arquivado.

O PDL segue para análise das demais comissões, o projeto foi arquivado e segue o trâmite interno e o requerimento de informação enviado ao Mapa. No total, foram analisadas 40 propostas e 32 foram aprovadas.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Procurando emprego? Funtrab oferece mais de 790 vagas na próxima segunda-feira

Içamento de vigas é concluído com antecedência e trânsito na BR-163 é liberado

Em celebração dos 45 anos de curso, veteranos de Artes da UFMS se emocionam ao lembrar de colega falecido

Belo abandona o loiro e faz mudança radical para novela da Globo: ‘Envelheceu’

Notícias mais lidas agora

bolsonaro

‘Hora de colocar a cara’: políticos de direita se manifestam sobre ato pró-Bolsonaro em MS

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

VÍDEO: Motociclista atirou 11 vezes antes de fugir em alta velocidade após emboscada

Últimas Notícias

Cotidiano

‘Todo ano é assim’: Bombeiros combatem incêndio em terreno na Vila Carlota

Chamas se espalharam pelo lote por volta de 13h30, na Rua Flávio de Matos, Vila Carlota

Emprego e Concurso

Seguem abertas inscrições de processo seletivo do IFMS para professor substituto em Jardim

Vagas são nas áreas de Arquitetura e Informática

Trânsito

Idoso morre nove dias após sofrer acidente com bicicleta elétrica em MS

O idoso estava internado na Santa Casa de Campo Grande

Polícia

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Acidente ocorreu na noite desta sexta-feira (18)