Na quarta-feira (24), audiência irá discutir os andamentos das investigações dos Estados Unidos contra o Brasil. Senadora por Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina (PP) assina a solicitação do encontro da Comissão Temporária Externa. A parlamentar aponta risco de novas tarifas estadunidenses contra o Brasil.
A audiência começa às 9h30, no horário de Brasília. O Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos – USTR – United States Trade Representative – é responsável pelas investigações.
O escritório coordena a política comercial internacional dos Estados Unidos. Assim, utiliza a Seção 301 do Código Comercial norte-americano para investigar o Brasil. A ação é apoiada em supostas práticas irregulares de diversas áreas.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Entre elas, existem suposições de que o STF (Supremo Tribunal Federal) praticou censura em redes sociais. Além disso, investigam se o PIX é uma forma de concorrência desleal com serviços de pagamento dos EUA.
No requerimento, Tereza destacou a importância de ouvir de autoridades brasileiras, representantes do setor privado dos dois países e especialistas. Logo, lembrou que novas sanções dos EUA contra o Brasil podem surgir a partir das investigações.
“Nesse sentido, pode representar um risco real às exportações, ao sistema financeiro e à economia brasileiros”, afirmou.
Por isso, justificou que “a realização da audiência pública permitirá que a comissão exerça seu papel institucional de reunir informações das diversas partes envolvidas para construir um quadro claro dos interesses, motivações e forças atuantes em ambos os lados e de buscar canais de interlocução com atores-chave nos dois países”.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.