O governador Eduardo Riedel (PP) deve se reunir com o secretariado nos próximos 15 dias para tratar do cenário eleitoral de 2026 e mapear quais comandantes das pastas pretendem disputar as eleições.
Segundo Eduardo Rocha, chefe da Casa Civil, a informação é que o governador pode antecipar para janeiro o prazo de desincompatibilização dos secretários-candidatos. A ação renderia uma reforma administrativa logo no início do ano eleitoral.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Rocha, que confirmou à reportagem a intenção de disputar o retorno à Assembleia Legislativa, afirmou ao Jornal Midiamax que o foco do Governo neste momento é a entrega de obras e o planejamento de ações no interior.
Contudo, a reunião com os secretários servirá para estipular um prazo para a saída daqueles que entrarão na corrida eleitoral. A antecipação das saídas ocorreria, entretanto, mesmo com a data-limite legal prevista para seis meses antes do pleito.
Disputa eleitoral
A intenção de Rocha em disputar uma vaga na Alems é bem vista por correligionários do MDB. O deputado estadual Marcio Fernandes (MDB) considera a candidatura uma saída para a escassez de nomes com capital de votos.
“Eu acho que tendo ele como candidato é melhor do que ter ele lá na Secretaria da Casa Civil, porque é difícil de arrumar candidato bom que tenha uma votação expressiva. Não está tendo. E ele já foi deputado várias vezes, então acho que ajuda a legenda”, afirmou.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Jornal Midiamax no WhatsApp
Entretanto, a sua permanência na legenda dependeria de Eduardo Riedel. Ao jornal, ele confirma que quem definirá a legenda que vai o abrigar nas eleições do próximo ano será o governador do Estado.
Rocha e a esposa, a ministra Simone Tebet, do Planejamento do governo Lula (PT), são integrantes do MDB há anos.
Eduardo ainda afirmou ao Midiamax durante agenda com ministro Camilo Santana, da Educação, nesta quinta-feira (1°out), que outros secretários com potencial para disputa eleitoral seriam Jaime Werruk, da Semades (Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável), e o secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Ferreira Miranda.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.