Pular para o conteúdo
Política

Riedel defende protagonismo de MS na agenda ambiental e mira COP 30 como vitrine para o Brasil

Governador demonstrou disposição em dividir a responsabilidade com o governo do Pará, anfitrião da conferência internacional em novembro
Vinicios Araujo -
Riedel COP BONITO
Riedel comentou sobre Belém sediar a COP 30. (Madu Livramento, Midiamax)

Durante coletiva de imprensa no Fórum LIDE COP 30, realizado em (MS), o governador Eduardo Riedel () destacou o compromisso de com uma agenda clara de desenvolvimento sustentável. Nesta sexta-feira (30), posicionou o Estado como referência nacional na integração entre produção, preservação e inclusão.

Logo no início da fala, Riedel fez referência ao Michel Temer, ao lado durante a entrevista, e à importância de metas objetivas para a gestão pública.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

“Eu aprendi com o presidente Temer que a gente tem que ter uma agenda clara para o Brasil, e ele executou isso durante o período da sua Presidência. E eu não sou diferente, nem vejo de forma diferente. A gente tem uma agenda clara para Mato Grosso do Sul”, afirmou.

O governador ainda rebateu questionamentos relacionados à suposta incapacidade de estrutura da cidade de Belém, no Pará, para recepcionar o evento. Riedel reforçou o compromisso de entregar resultados a partir da união de esforços com o governo que recebe a COP 30, Conferência da Organização das Nações Unidas para debater as mudanças climáticas, em novembro deste ano.

“Ao invés de ficar apontando o dedo que tem ou não um quarto disponível, isso ou aquilo, eu vou trabalhar muito para que a COP seja uma vitrine do Brasil para a nossa narrativa e o que nós temos a dizer. Para o mundo todo”, disse o governador.

Coletiva de imprensa do Fórum. (Madu Livramento, Midiamax)

Bonito como palco

Riedel ressaltou que o evento em Bonito serve como palco para ampliar a visão geopolítica e ambiental do Estado, ao lado de outros líderes com as mesmas preocupações.

“No campo geopolítico, no campo comercial, acreditamos que o nosso desenvolvimento passa tanto pela segurança alimentar quanto pela sustentabilidade. Esses eixos, aqui em Mato Grosso do Sul, nós temos mostrado que eles são compatíveis e dão resultado para o crescimento e o bem-estar da nossa gente”, afirmou, ao ser questionado sobre como traduzir o debate pela sustentabilidade ao público mais leigo.

Segundo ele, o grande objetivo da participação do Estado na agenda ambiental é mostrar que prosperidade, preservação e tecnologia podem caminhar juntas.

“O que se quer ao final do dia é justamente oportunidade de emprego, de renda, de bem-estar social para as pessoas que estão, às vezes, distantes dessa discussão, mas que vão sofrer os efeitos de todo esse processo que a gente atravessa”, destaca.

Riedel também detalhou as metas ousadas do governo estadual para a neutralização das emissões de carbono até 2030. Segundo o chefe do Executivo estadual, “foi preciso decidir uma estratégia de industrialização a partir das premissas que nós temos hoje, e isso está acontecendo”.

Ele ainda destacou o papel da agropecuária consciente e da Federação das Indústrias na construção de um cenário de baixo carbono, reiterando ainda que o Estado seguirá trabalhando para cumprir suas metas ambientais.

“Nós temos uma agropecuária extremamente consciente em relação às suas práticas, quando a gente fala de plantio direto, baixa emissão, uso de tecnologia, tudo isso contribui para a gente monitorar e chegar a esse ponto”, explicou.

Riedel pontou que “a partir da nossa vocação natural, recursos naturais e uma política pública que privilegia essa ação de mitigação de emissão ou atividades que absorvem carbono, a gente tem muita convicção de chegar a 2030 com o nosso balanço neutralizado”.

Midiamax na cobertura dos bastidores que movimentam a agenda verde no Brasil

O Jornal Midiamax acompanha diretamente de Bonito, capital do ecoturismo, a edição especial do Fórum LIDE COP 30, que antecede a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas.

O evento reúne lideranças empresariais de relevância na América Latina, para participação em painéis com autoridades políticas, lideranças econômicas e especialistas ambientais que discutem os caminhos do Brasil rumo à sustentabilidade.

Com foco na cobertura dos bastidores e nas articulações que movem o debate climático, o Midiamax destaca os principais movimentos e vozes que estão moldando o futuro verde do país.

***

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

São Paulo perde do Ceará pelo Brasileirão, chega a quatro derrotas seguidas e agrava crise

Ciclista é baleado por atirador em moto e consegue fugir correndo

Polícia cumpre mandado contra estelionatário com mais de 100 passagens

Lottu Bet: principais modalidades de apostas e como aproveitá-las

Notícias mais lidas agora

emeis

Prefeitura publica decreto que revoga cortes no adicional de professores temporários da Reme

STJ nega pedido da Prefeitura e mantém decisão que obriga aumento da tarifa técnica para R$ 7,79

Supercopa de Vôlei terá finais em Campo Grande com os melhores da temporada; conheça os times

Taxas futuras sobem com tom conservador do BC, apesar de Caged mais fraco

Últimas Notícias

Trânsito

Motorista fica ferido em capotamento de caminhonete

O motorista foi socorrido ao hospital de Rio Brilhante

Brasil

Veja a íntegra do discurso de posse de Edson Fachin na presidência do STF

Discurso de posse na Presidência do Supremo Tribunal Federal

Conteúdo de Marca

Segurança em jogos de azar online: O que mudou com a introdução da legislação no Brasil

O Estado reforçou as regras para operadores e estabeleceu controles sobre transações em reais (BRL).

Trânsito

Trecho da BR-163 onde morreu caminhoneiro é liberado seis horas depois

A rodovia já está com trânsito normal desde às 19h