Pular para o conteúdo
Política

Riedel defende protagonismo de MS na agenda ambiental e mira COP 30 como vitrine para o Brasil

Governador demonstrou disposição em dividir a responsabilidade com o governo do Pará, anfitrião da conferência internacional em novembro
Vinicios Araujo -
Riedel COP BONITO
Riedel comentou sobre Belém sediar a COP 30. (Madu Livramento, Midiamax)

Durante coletiva de imprensa no Fórum LIDE COP 30, realizado em (MS), o governador Eduardo Riedel () destacou o compromisso de com uma agenda clara de desenvolvimento sustentável. Nesta sexta-feira (30), posicionou o Estado como referência nacional na integração entre produção, preservação e inclusão.

Logo no início da fala, Riedel fez referência ao Michel Temer, ao lado durante a entrevista, e à importância de metas objetivas para a gestão pública.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

“Eu aprendi com o presidente Temer que a gente tem que ter uma agenda clara para o Brasil, e ele executou isso durante o período da sua Presidência. E eu não sou diferente, nem vejo de forma diferente. A gente tem uma agenda clara para Mato Grosso do Sul”, afirmou.

O governador ainda rebateu questionamentos relacionados à suposta incapacidade de estrutura da cidade de Belém, no Pará, para recepcionar o evento. Riedel reforçou o compromisso de entregar resultados a partir da união de esforços com o governo que recebe a COP 30, Conferência da Organização das Nações Unidas para debater as mudanças climáticas, em novembro deste ano.

“Ao invés de ficar apontando o dedo que tem ou não um quarto disponível, isso ou aquilo, eu vou trabalhar muito para que a COP seja uma vitrine do Brasil para a nossa narrativa e o que nós temos a dizer. Para o mundo todo”, disse o governador.

Coletiva de imprensa do Fórum. (Madu Livramento, Midiamax)

Bonito como palco

Riedel ressaltou que o evento em Bonito serve como palco para ampliar a visão geopolítica e ambiental do Estado, ao lado de outros líderes com as mesmas preocupações.

“No campo geopolítico, no campo comercial, acreditamos que o nosso desenvolvimento passa tanto pela segurança alimentar quanto pela sustentabilidade. Esses eixos, aqui em Mato Grosso do Sul, nós temos mostrado que eles são compatíveis e dão resultado para o crescimento e o bem-estar da nossa gente”, afirmou, ao ser questionado sobre como traduzir o debate pela sustentabilidade ao público mais leigo.

Segundo ele, o grande objetivo da participação do Estado na agenda ambiental é mostrar que prosperidade, preservação e tecnologia podem caminhar juntas.

“O que se quer ao final do dia é justamente oportunidade de emprego, de renda, de bem-estar social para as pessoas que estão, às vezes, distantes dessa discussão, mas que vão sofrer os efeitos de todo esse processo que a gente atravessa”, destaca.

Riedel também detalhou as metas ousadas do governo estadual para a neutralização das emissões de carbono até 2030. Segundo o chefe do Executivo estadual, “foi preciso decidir uma estratégia de industrialização a partir das premissas que nós temos hoje, e isso está acontecendo”.

Ele ainda destacou o papel da agropecuária consciente e da Federação das Indústrias na construção de um cenário de baixo carbono, reiterando ainda que o Estado seguirá trabalhando para cumprir suas metas ambientais.

“Nós temos uma agropecuária extremamente consciente em relação às suas práticas, quando a gente fala de plantio direto, baixa emissão, uso de tecnologia, tudo isso contribui para a gente monitorar e chegar a esse ponto”, explicou.

Riedel pontou que “a partir da nossa vocação natural, recursos naturais e uma política pública que privilegia essa ação de mitigação de emissão ou atividades que absorvem carbono, a gente tem muita convicção de chegar a 2030 com o nosso balanço neutralizado”.

Midiamax na cobertura dos bastidores que movimentam a agenda verde no Brasil

O Jornal Midiamax acompanha diretamente de Bonito, capital do ecoturismo, a edição especial do Fórum LIDE COP 30, que antecede a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas.

O evento reúne lideranças empresariais de relevância na América Latina, para participação em painéis com autoridades políticas, lideranças econômicas e especialistas ambientais que discutem os caminhos do Brasil rumo à sustentabilidade.

Com foco na cobertura dos bastidores e nas articulações que movem o debate climático, o Midiamax destaca os principais movimentos e vozes que estão moldando o futuro verde do país.

***

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Flagra em show do Coldplay: tudo o que se sabe sobre o suposto caso de traição

Operação no Paraguai desarticula organização criminosa ligada ao Clã Rotela

Execução: Rapaz encontrado morto na ciclovia foi assassinado com 14 tiros em Campo Grande

Fogo no Pantanal

Apesar de estiagem predominar em MS, Pantanal registra queda de 97,12% em incêndios em julho

Notícias mais lidas agora

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

VÍDEO: Idoso é atropelado em ciclofaixa da Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

VÍDEO: Imagens mostram acidente entre motociclista e prestador de serviços da CCR na BR-163

Últimas Notícias

Cotidiano

Com mercado aquecido, 238 alunos concluem curso de TI em MS prontos para atuar

A formatura marca o encerramento da primeira turma de TI do programa Voucher Desenvolvedor

Trânsito

Engavetamento entre três veículos deixa trânsito lento na Rua Bahia, em Campo Grande

Um dos condutores envolvidos disse que não conseguiu frear a tempo

Esportes

MS garante três pódios em categorias da Copa das Federações de Tênis 2025

Mato Grosso do Sul faturou um título e duas terceiras colocações no campeonato

Transparência

LISTA: Governo de MS promove 77 oficias do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar

De acordo com a publicação, há promoções tanto por merecimento quanto por antiguidade