O diretório estadual do PT (Partido dos Trabalhadores) em Mato Grosso do Sul deve concluir a apuração das eleições para as direções municipais e estadual, realizadas neste domingo (6), na madrugada de segunda-feira (7). O resultado deve ser anunciado logo depois.
Mais de 21 mil filiados estavam aptos a votar. A expectativa é de que todos os votos do interior sejam contados até a meia-noite, enquanto os da Capital sejam totalizados à 1h.
Eleições no PT
O partido é subdividido em correntes internas, que disputam entre si as direções nacional, estaduais e municipais em todo o Brasil. Em Campo Grande, as candidaturas municipais são da ex-vereadora Elaine Becker, da corrente Articulação de Esquerda, e do deputado estadual Pedro Kemp, da corrente Avante.
Elaine apoia Valter Pomar para a presidência nacional do partido, enquanto Kemp apoia Rui Falcão.
Em nível estadual, os candidatos são Humberto Amaducci, ex-prefeito de Mundo Novo e atual vice-presidente em Mato Grosso do Sul, que representa a Articulação de Esquerda e apoia Valter Pomar para presidente nacional; e o deputado federal Vander Loubet, da corrente Resistência Socialista, que nacionalmente apoia Edinho Silva, ex-prefeito de Araraquara, no interior de São Paulo.
Edinho pertence à corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), considerada majoritária no partido.
Além de Edinho, Pomar e Falcão, a eleição nacional tem ainda como candidato o secretário de Relações Internacionais da legenda, Romênio Pereira, da tendência interna Movimento PT (MPT).
Tanto Pomar quanto Falcão e Romênio são considerados mais à esquerda na política interna do partido, enquanto Edinho é visto como um quadro mais ao centro e “moderado”.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
***