Dois auditores que assinaram relatório da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) que classificou o conforto dos ônibus de Campo Grande como ‘excelente’ serão os próximos ouvidos na terceira oitiva da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Consórcio Guaicurus. O encontro está marcado para iniciar às 13h, nesta quarta-feira (7), no plenarinho da Câmara de Vereadores.
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De acordo com o cronograma da CPI, o primeiro a ser ouvido, das 13h às 15h, será o Auditor Chefe de Planejamento do Time Auditoria/Agetran, Giuseppe A. P. Bitencourt. Em seguida, das 15h às 17h, será a vez do Auditor Chefe de Execução do Time Auditoria/Agetran, Luiz Cláudio Pissurno Chaves.
A finalidade é ouvir os dois sobre a “prestação do serviço de transporte coletivo urbano de passageiros”. A dupla foi responsável por assinar o Remid (Relatório de Monitoramento dos Índices de Desempenho), com o mês de referência de agosto a outubro de 2024, que classificou o transporte público entre bom e excelente.
O documento, publicado no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) em 21 de novembro de 2024, também conta com a assinatura do Auditor Chefe da Auditoria da Auditoria/DIPRE/AGETRAN, Henrique de Matos Moraes. Ele será ouvido na próxima segunda-feira (12), das 15h às 17h. No mesmo dia, a quarta oitiva irá ouvir o Fiscal de Transporte e Trânsito (servidor efetivo/aposentado) da Agetran, Luiz Carlos Alencar Filho.
A vereadora Luiza Ribeiro (PT) chegou a problematizar o relatório durante os primeiros encontros da CPI e propôs a intimação dos auditores. A parlamentar prometeu questionar a metodologia do documento.
Relatório causou indignação

O Remid analisou o serviço de transporte público realizado pelo Consórcio Guaicurus. Curiosamente, 6 de 11 índices receberam classificação máxima, enquanto os demais ficam entre ótimo e bom. Na época, o resultado do relatório causou indignação na população que usa o transporte coletivo.
O relatório avaliou fatores como conforto, acessibilidade, eficiência, regularidades e pontualidade. Conforme os dados, o serviço do Consórcio Guaicurus é excelente para conforto, acessibilidade, pontualidade, qualidade da frota e pessoal a serviço.
Atinge nível ótimo em cobertura do sistema e manutenção da frota. Para a Agetran, o serviço é classificado como bom na regularidade das viagens, eficiência e cortesia na prestação.
Entretanto, os resultados não foram bem recebidos pelos usuários na época. Um dos comentários mais curtidos na postagem do Jornal Midiamax nas redes sociais ironizou: “Esses agentes literalmente não andam de ônibus”. Outro comentário reforçou a crítica: “Nossa, pensa num conforto, manda os donos irem trabalhar de ônibus já que é tão confortável”, declarou uma usuária.
Outros questionaram a transparência do relatório. “Tem que investigar a Agetran e quem fez esse relatório. Chega a ser ridícula uma afirmação em relatório de uma agência que deveria fiscalizar a prestação do serviço. Mostra claramente a falta de fiscalização e atuação do órgão municipal”, disse outro.
Confira o relatório:
Diretor da Agereg admite que serviço é péssimo e troca de ônibus
O Consórcio Guaicurus terá que trocar 300 ônibus do transporte coletivo até o fim de 2025 em Campo Grande. A informação foi revelada na segunda oitiva da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Consórcio na Câmara de Vereadores, nesta segunda-feira (5).
Usuários dos ônibus das empresas bilionárias relatam diariamente desafios no transporte público da Capital. Goteiras, portas que não funcionam, falta de acessibilidade e superlotação estão entre as reclamações sobre a frota velha do Consórcio.
Contudo, o diretor-presidente da Agereg (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos), José Mario Nunes da Silva, considera o total de veículos suficientes para atender os usuários campo-grandenses.
“Com a pandemia houve a redução do número de usuários. Com essa redução, o que aconteceu? Tinha 575 ônibus, hoje 460, supre a necessidade”, considerou José Mario. O presidente da Agência reforçou que a quantidade é suficiente: “Não tem o que aumentar, tem o que repor, trocar, fazer a substituição dos ônibus atuais por ônibus novos”.
Aos vereadores, o diretor da Agereg respondeu se o Consórcio Guaicurus presta bom serviço aos usuários. “Não presta, todos nós sabemos, tem muito a se melhorar”.
Então, questionado sobre as ações da Agência, destacou que estão em tratativas. “Essas conversas estão acontecendo, buscamos um caminho para a troca desses veículos, acredito que até o fim do ano”.
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