O Republicanos anunciou aos presidentes estaduais do partido a desistência da federação com o MDB, durante a comemoração de 20 anos da sigla, celebrada na segunda-feira (25), em Brasília.
Ao Jornal Midiamax, o deputado estadual Antônio Vaz, que presidente o partido em MS, confirmou a desistência da federação dada como certa pelos emedebistas. “O Republicanos é um partido que está em ascensão, e o MDB, em decadência”, comentou.
Segundo Vaz, o apoio ao presidente Lula pelo MDB no Nordeste do Brasil e pela ministra do Planejamento, Simone Tebet, foi um dos empecilhos. “Vários fatores pesaram nessa decisão, e um deles é de o MDB apoiar o Lula para presidente em boa parte do Nordeste e no MS, através da ministra Simone Tebet”.
Questionado sobre essa decisão ter impacto em nível estadual nas eleições de 2026, Vaz alega não ver dificuldades em formar chapas. “Não vejo nenhuma dificuldade em montar a chapa de estadual, só federal que é um pouco difícil, mas tem muita gente boa vindo para o Republicanos e já tenho metade das duas chapas com bons nomes”, disse, sem detalhar quem já está acertado para filiação em abril do próximo ano.
Por sua vez, o presidente estadual do MDB, o ex-senador Moka, que dava como certa a federação, disse que aguarda a orientação da presidência nacional emedebista. “Mas, se não houver federação, não muda nada para nós, pois já temos a chapa montada para deputada estadual e federal, com excelentes nomes”.
O MDB vai apoiar a reeleição do governador Eduardo Riedel (PP) em 2026. “Somos um partido grande, com três deputados estaduais eleitos e com o ex-governador André Puccinelli sendo pré-candidato a uma vaga na Alems”.
*Matéria atualizada às 9h56, para acréscimo de informações.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
(Revisão: Dáfini Lisboa)