O Republicanos anunciou aos presidentes estaduais do partido a desistência da federação com o MDB, durante a comemoração de 20 anos da sigla, celebrada na segunda-feira (25), em Brasília.
Ao Jornal Midiamax, o deputado estadual Antônio Vaz, que presidente o partido em MS, confirmou a desistência da federação dada como certa pelos emedebistas. “O Republicanos é um partido que está em ascensão e o MDB em decadência”, comentou.
Segundo Vaz, o apoio ao presidente Lula pelo MDB no Nordeste do Brasil e pela ministra do Planejamento, Simone Tebet, foi um dos empecilhos. “Vários fatores pesaram nessa decisão e uma delas é de o MDB apoiar o Lula para presidente em boa parte do Nordeste e no MS, através da Ministra Simone Tebet”.
Questionado se essa decisão pode ter impacto a nível estadual nas eleições de 2026, Vaz alega não ver dificuldades em formar chapas. “Não vejo nenhuma dificuldade em montar a chapa de estadual, só federal que é um pouco difícil, mas tem muita gente boa vindo para o Republicanos e já tenho metade das duas chapas com bons nomes”, disse sem detalhar quem já está acertado para filiação em abril do próximo ano.
Por sua vez, o presidente estadual do MDB, o ex-senador Moka, que dava como certa a federação, disse que aguarda a orientação da presidência nacional emedebista. “Mas, se não houver federação, não muda nada para nós, pois já temos a chapa montada para deputada estadual e federal com excelentes nomes”.
O MDB vai apoiar a reeleição do governador Eduardo Riedel (PP) em 2026. “Somos um partido grande, com três deputados estaduais eleitos e com o ex-governador André Puccinelli sendo pré-candidato a uma vaga na Alems”.
*Matéria atualizada às 9h56 para acréscimo de informações.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.