Pular para o conteúdo
Política

Relatório da CPI do Consórcio Guaicurus deve ser adiantado para esta semana

Prazo se encerra no fim do mês, mas previsão é que vereadores divulguem o documento em 12 de setembro
Thalya Godoy, Anna Gomes -
ônibus
Superlotação é uma das principais reclamações dos passageiros. (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

A entrega do relatório da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do deve ser adiantada para esta semana. O prazo final era que o documento fosse concluído até 30 de setembro, mas a expectativa é que o relatório seja lido em coletiva de imprensa na manhã da próxima sexta-feira (12).

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

De acordo com o vereador e membro da CPI, Maicon Nogueira (PP), será realizada uma reunião entre os membros do colegiado às 14h, nesta terça-feira (9). A finalidade do encontro seria a conclusão do relatório final.

Perguntado sobre o que se pode esperar do documento que investiga a prestação do serviço em , o vereador se limitou a dizer que irá solicitar melhorias. 

As oitivas da CPI do Consórcio Guaicurus ouviram especialistas em mobilidade urbana, gestores públicos, trabalhadores e passageiros de ônibus. Entre os depoimentos, foi apontada a insatisfação da população e o sucateamento da frota velha que não possui nem previsão de renovação, mesmo diante de determinação da Agereg (Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Campo Grande). 

Superlotação e atraso foram algumas das principais reclamações recebidas na Ouvidoria da CPI durante os cinco meses de trabalho. O passageiro é obrigado a pagar caro em um serviço classificado como péssimo pelos usuários.

CPI do Consórcio Guaicurus

Desde abril, gestores do Consórcio Guaicurus, membros da administração pública ligados à regulação e fiscalização do contrato bilionário, ex-funcionários e usuários dos ônibus que circulam na Capital foram ouvidos. Assim, a CPI coletou uma série de elementos que podem indicar irregularidades no serviço prestado ao cidadão campo-grandense.

As denúncias miram especialmente a precariedade da frota, que, além de provocar transtorno na rotina dos usuários, compromete a qualidade do transporte. Além disso, não retribui os lucros milionários obtidos pelo Consórcio Guaicurus — o qual alega estar em déficit financeiro.

Assim, para apurar as ‘desculpas’ dos empresários, a CPI contratou assessorias contábeis e jurídicas, no valor de R$ 140 mil, para devassa nas contas da companhia, que já passou por em outras ocasiões e volta a ser alvo de perícia contábil, a fim de reconhecer se, de fato, está em desconformidade ao que entrega na prestação do serviço de transporte coletivo da Capital.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

(Revisão: Bianca Iglesias)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Avaliação profunda’: Comitê da Sesau inicia diagnóstico para reestruturar saúde da Capital

Sequestro de ex-vice presidente do Paraguai completa 5 anos e família cobra governo

Prefeito é apontado como líder de organização criminosa que prendeu 16 em Terenos

ginecologista Salvador Arruda (Foto: Divulgação, Arquivo)

Ginecologista acusado de crimes de assédio sexual passa por julgamento ético no CRMMS

Notícias mais lidas agora

Prefeito é apontado como líder de organização criminosa que prendeu 16 em Terenos

Sem pagamento, funcionários paralisam atendimentos na Santa Casa de Campo Grande

AO VIVO: Julgamento de Bolsonaro e outros sete réus é retomado nesta terça-feira

Fumacê

Fumacê reforça o combate à dengue em sete bairros nesta terça; confira

Últimas Notícias

Brasil

Brasil abre mercado para produto agropecuário na Argentina e no Paraguai

Novas aberturas fortalecem a integração comercial dos principais parceiros no âmbito do Mercosul

Política

Com debandada e presidência temporária, Lia e Caravina se unem por chapa no PSDB

Grupo tenta reerguer PSDB após esvaziamento do ninho tucano em todo país

Transparência

Empresa alvo de operação foi contratada para asfaltar bairro do prefeito de Terenos

Henrique Budke é apontado como líder da organização criminosa que fraudava licitações

Famosos

‘Freira demoníaca’ de Invocação do Mal é barrada em shopping no PI: ‘Humilhada’

Maquiadora foi ao cinema vestida como freira demoníaca de Invocação do Mal e acabou passando por uma situação polêmica