Pular para o conteúdo
Política

‘Quem perde é o Brasil’, afirma deputado sobre judicialização de derrubada do IOF

Geraldo defende uma mediação que respeite a autonomia entre os poderes
Vinicios Araujo -
Geraldo Resende. (Alicce Rodrigues, Midiamax)

O deputado federal () considera uma “perda ao Brasil” o embate entre o Planalto e o Congresso Nacional na crise instalada após a derrubada do aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). A judicialização da pauta, no Superior Tribunal Federal, acirra a relação entre os poderes, na visão do parlamentar.

“O Governo tem legitimidade em buscar a prerrogativa da Presidência, que é dar soluções às questões da economia brasileira, especialmente ao impacto do que está acontecendo à derrubada do IOF. Contudo a sociedade está cansada de aumentos de carga tributária. Nessa queda de braço, quem tá perdendo é o Brasil”, afirmou ao Midiamax.

Geraldo defende uma mediação que respeite a autonomia entre os poderes, podendo até ser conduzida pelo Judiciário. Mas o deputado considera ser necessário evitar medidas contenciosas. 

“Precisamos de iniciativas que coloquem os atores na mesa para dialogar”, destaca, ao pontuar que o cidadão mais pobre é quem acaba afetado pela ‘rixa’ fomentada pela ausência do debate.

Entenda

Na terça-feira (1º), a Advocacia-Geral da União protocolou uma ação junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) buscando reverter a derrubada do decreto elaborado pelo governo federal que aumentou as alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

A ação foi solicitada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva com base em estudo técnico e jurídico solicitado ao órgão na semana passada. 

Em coletiva de imprensa, o ministro da AGU, Jorge Messias, informou que a ação declaratória de constitucionalidade assegura que o decreto do governo federal é válido e não poderia ter sido objeto de decreto legislativo de sustação.

Por 383 votos a 98, o plenário da Câmara derrubou os decretos do novo IOF. Sessão ocorreu no dia 25/06, de forma semipresencial, em meio a uma semana esvaziada no Congresso com o rescaldo das festas de São João. Em seguida, o texto foi para o Senado, onde obteve aprovação.

Maioria dos deputados federais de Mato Grosso do Sul votou a favor do projeto contra novo decreto do governo Lula sobre o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Beto Pereira (PSDB), Dagoberto Nogueira (PSDB), Luiz Ovando (PP), Marcos Pollon (PL), Rodolfo Nogueira (PL) e Geraldo Resende (PSDB) votaram a favor da derrubada. Somente os petistas Vander Loubet e Camila Jara foram contra.

Para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), houve um “descumprimento do acordo fechado”. 

“O erro nisso foi o descumprimento de um acordo que tinha sido feito num domingo à meia-noite na casa do presidente Hugo Motta. Estavam lá vários ministros e deputados, festejaram o acordo no domingo”, relatou o presidente em entrevista à TV Bahia, afiliada da TV Globo na Bahia, na manhã de ontem.

O chefe de Estado defende a intervenção do STF como medida de manutenção da sua capacidade de governo. 

“Mas, se eu não entrar com recurso no Poder Judiciário, se eu não for à Suprema Corte, eu não governo mais o país. Esse é o problema. Cada macaco no seu galho. Ele legisla, e eu governo. Eu mando um projeto de lei, eles podem aprovar ou não. Se eu vetar, eles podem derrubar o meu veto, e se eu não gostar, eu vou no Poder Judiciário. Qual é o erro nisso?” afirmou em entrevista à TV baiana.

Quando voltar da Cúpula dos Brics, que será realizada neste fim de semana no , pretende se reunir com os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), para chegar a um acordo.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

São Paulo bate Botafogo e mantém embalo dentro de campo enquanto é lesado por Casares fora dele

Homem leva tiro de espingarda em Sidrolândia e é internado

Santos busca empate heroico com Atlético-MG e times mantém situação dramática no Brasileirão

Seguem abertas inscrições para vestibular e Passe da UFMS em 11 cidades de MS

Notícias mais lidas agora

Juíza manda perita explicar laudo que livra JBS por poluir córrego turístico em MS

Frei Gilson vira febre em cidade de MS e todo mundo quer caneca para o café das 3h

bolsonaro

Bolsonaro retorna para prisão domiciliar após deixar hospital e médico atesta anemia: ‘fragilizado’

Tarcísio volta a Brasília para lobby pela anistia após julgamento de Bolsonaro

Últimas Notícias

Brasil

‘Careca do INSS’ vai prestar depoimento na CPMI na segunda-feira, diz presidente da comissão

Investigação da PF aponta Antônio Carlos Camilo Antunes como um dos principais operadores do esquema fraudulento de descontos associativos em aposentadorias

Transparência

Com 87% de execução, pavimentação da MS-338 deve terminar em dezembro

Serviço, de R$ 208 milhões, começou em março de 2023

Brasil

Regulamentação da reforma tributária está sendo finalizada, diz senador

Proposta detalha como o poder público cobrará e decidirá sobre controvérsias do futuro Imposto sobre Bens e Serviços

Cotidiano

Prefeitura de Três Lagoas emite alerta após infestação de pernilongos

Secretaria de Saúde informou que “fumacê” não pode ser usado neste caso, mas orientou população a tomar cuidados simples para evitar proliferação