Quatro dos oito deputados federais de Mato Grosso do Sul votaram a favor da PEC da Blindagem, nesta terça-feira (16). Votaram a favor os deputados Beto Pereira (PSDB), Marcos Pollon (PL), Luiz Ovando (PP) e Rodolfo Nogueira (PL). Contra, Vander Loubet (PT) e Geraldo Rezende (PSDB). A votação acaba de ser aprovada em segundo turno.
A Proposta de Emenda à Constituição dificulta as denúncias criminais contra deputados e senadores foi aprovada na noite desta terça pelo plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília.
O texto-base dependia de 308 votos e foi aprovado por 353 deputados, em votação de primeiro turno. Outros 134 deputados votaram contra o projeto, e houve uma abstenção.
A PEC determina que qualquer abertura de ação penal contra parlamentar depende de autorização prévia, em votação secreta, da maioria absoluta do Senado ou da Câmara. Além disso, a proposta concede foro no Supremo Tribunal Federal (STF) para presidentes de partidos com assentos no Parlamento.
A chamada de PEC da Blindagem (PEC 3 de 2021), ou PEC das Prerrogativas, foi articulada pela maioria dos líderes da Câmara com o apoio da oposição liderada pelo Partido Liberal (PL).