Pular para o conteúdo
Política

PT vai focar em frente ampla por Lula após saída da base do Governo de MS

Reuniões devem começar na próxima semana, afirmou Vander Loubet
Dândara Genelhú -
ampla
PT busca frente ampla após saída do Governo de MS. (Midiamax)

A saída do PT da base do Governo de Mato Grosso do Sul trouxe à tona planos da sigla para as próximas semanas. Conforme o deputado federal Vander Loubet — eleito presidente do PT-MS e prestes a tomar posse — o diretório buscará nomes para formar uma frente ampla pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Com a federação do PT, PCdoB e PV, o partido tem diálogo aberto com as legendas. “Queremos ajudar o PCdoB e o PV a se fortalecer no Estado”, destacou o presidente eleito.

Entre os nomes que devem dialogar com o diretório do PT-MS estão Fábio Trad (PSD) e Simone Tebet (MDB). “Nós temos já uma conversa adiantada para trazer ele para o PT”, afirmou Vander.

LEIA – Por unanimidade, PT sai da base governista e entrega cargos a Riedel

Ademais, explicou que a ministra do Planejamento é um dos nomes cotados para frente ampla por Lula. “Estamos conversando com o PSB e com a Simone, que tem declarado que ela está no governo Lula. Ela já declarou que apoia o Lula à reeleição”, pontuou.

Então, disse que haverá convite inicial para composição da frente ampla. “Nós queremos estar construindo com ela nesse primeiro momento, trazê-la para essa frente ampla de apoio a Lula”.

Contudo, a reunião deve acontecer nas próximas semanas. “Nós retomamos essa semana e teve todo esse problema”, relembrou Vander sobre a obstrução do Congresso. Logo, após resolução da manifestação da oposição, o parlamentar estima que a conversa acontece “semana que vem”.

Por fim, disse que existe agenda marcada com Fábio Trad. “É um combinado que nós temos com o Fábio de fazer essa reunião ainda neste mês de agosto”.

Decisão do PT

A diretoria do PT realizou reunião na sexta-feira (8) para definir a situação sobre a saída da base de Riedel. O presidente estadual da sigla lembrou que a entrada para o Governo “foi uma decisão política para que a extrema-direita não ganhasse aqui em MS. Grande maioria apoiou Eduardo Riedel quando ele tinha mais de 15% atrás do seu adversário”.

O deputado estadual e presidente do PT em Campo Grande, Pedro Kemp, relembrou que o apoio em 2022 foi para derrota da extrema-direita. Contudo, disse que “a polarização permanece e, infelizmente, o governador e o seu grupo político está tomando um lado. Que lado que é esse? É o lado que nós ajudamos a derrotar em 2022, que é a extrema direita”, destacou.

Parte do PT já demonstrava o desejo da sigla sair da base governista durante a campanha do PED (Processo de Eleição Direta) do PT meses atrás, mas lideranças aguardavam a decisão do governador sobre qual lado apoiar em 2026.

Para a deputada estadual Gleice Jane (PT), o governo já demonstrava sinais para qual linha seguiria há algum tempo. “O Governo vem dando alguns sinais da linha que ele segue já há algum tempo. Final do ano, como ele reagiu violentamente contra os povos indígenas que lutavam por água, aquilo foi o símbolo muito forte de como ele pensa, de como ele age”, criticou a deputada.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Não vai ser fácil’, desabafa Silva Abravanel no primeiro Dia dos Pais sem Silvio Santos

avião

Avião de deputado cai nos Lençóis Maranhenses e deixa duas pessoas mortas

pai paternidade

Existe jeito certo de ‘ser pai’? Sul-mato-grossenses relatam como encaram desafios da paternidade

Incêndio destrói atacadista na Gury Marques e acaba com estoque de calçados

Notícias mais lidas agora

Justiça julga neste mês multas de R$ 184 mil contra Consórcio Guaicurus por atrasos de ônibus

pai paternidade

Existe jeito certo de ‘ser pai’? Sul-mato-grossenses relatam como encaram desafios da paternidade

Domingo de Dia dos Pais amanhece gelado e sensação térmica chega a -3,2°C em Campo Grande

Noivou? Anitta mostra ‘anel de noivado’ e incendeia rumores de casamento; entenda

Últimas Notícias

Polícia

Bebê de um ano morre afogada após cair em piscina em Dourados

Menina conseguiu abrir a porta da residência e acessar a piscina

Famosos

Em estreia no SBT, João Silva homenageia Faustão: ‘Te amo’

No Programa do João, João Silva aproveitou o Dia dos Pais para homenagear Faustão, que está internado desde maio; confira

Cotidiano

Combate às chamas em loja de calçados precisou de megaoperação dos Bombeiros: ‘todas as viaturas’

Todas as viaturas de combate a incêndio e resgate da capital foram utilizadas

Cotidiano

Presença paterna esbarra no machismo, que reflete nas estatísticas e faz o básico virar heroísmo

Sociedade habitou-se a elogiar pais quando apenas cumprem suas obrigações, mas isso pode esconder disparidade de tratamento diante da paternidade e da maternidade