Pular para o conteúdo
Política

PT avança conversas com Simone Tebet e Fábio Trad para fortalecer palanque de Lula em MS

Prioridade número um do Partido dos Trabalhadores é reeleger o presidente Lula
Thalya Godoy -
Fábio Trad (Sem Partido) e Simone Tebet (MDB) não possuem mandato eletivo no momento. (Lula Marques, Agência Brasil | Agência Câmara dos Deputados Federais | Ricardo Stuckert, Presidência da República)

O PT em Mato Grosso do Sul decidiu iniciar oficialmente o diálogo com os ex-parlamentares Simone Tebet e Fábio Trad. A estratégia visa atrair os políticos para a sigla do presidente Lula para fortalecimento nas eleições em 2026. A medida foi tomada em reunião com lideranças no diretório em , na manhã desta segunda-feira (14). 

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

O deputado federal e presidente do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores em Mato Grosso do Sul, Vander Loubet, promoveu uma reunião na sede do partido, em Campo Grande, para discutir as próximas estratégias. A prioridade número um do PT é a reeleição do presidente Lula e o fortalecimento da sigla em Mato Grosso do Sul.

O PT realizou um convite ao ex-deputado federal Fábio Trad — que recentemente se desfiliou do PSD. Uma das alternativas ventiladas seria lançá-lo para disputar o cargo de governador em 2026. Entretanto, ainda não houve resposta por parte do advogado. “Ele cabe no PT. Eu sinto que a militância aceita o Fábio com a maior tranquilidade”, declarou Loubet na última semana.

Simone Tebet

Reunião definiu metas para o partido. (Ascom Vander Loubet)

Outra possibilidade do partido é a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB). A intenção seria lançá-la novamente como candidata ao Senado Federal, onde atuou até 2022. Contudo, até semana passada, ainda não havia conversa oficial entre o partido e a ministra, o que deve mudar em breve.

Tebet se candidatou à presidência da República nas eleições passadas e ficou em terceiro lugar, ao ter recebido quase 5 milhões de votos (4.915.423), o que representou 4,16% dos votos válidos em 2022.

Vander Loubet pretende disputar uma das duas cadeiras ao Senado Federal no próximo ano. Porém, pontuou que estaria disposto a retirar a candidatura caso Tebet se saia melhor nas pesquisas — ou seja, a preferência do presidente.

“Não acho que cabe a minha candidatura e a candidatura dela. O Lula tem que ter um senador aqui, seja eu, seja ela”, avaliou.

Outro dilema enfrentado pelo PT em Mato Grosso do Sul é se continua ou não a compor a base do governador Eduardo Riedel (PSDB). O Partido dos Trabalhadores aguarda o tucano decidir para qual sigla irá migrar com o fim do ninho e se ele irá apoiar novamente a direita, como fez em 2022.

Eleições internas

O PT realizou o PED (Processo de Eleições Diretas) em 6 de julho para a escolha de lideranças em nível nacional, estadual e municipal. Em Mato Grosso do Sul, Vander Loubet foi escolhido como o presidente do diretório estadual, enquanto o deputado estadual Pedro Kemp ficou com a presidência do diretório municipal em Campo Grande. 

Mais filiados do Partido dos Trabalhadores participaram destas eleições. No total, 8.123 foram às urnas, o que representa aumento de 98,46% em comparação ao PED de 2019, quando 5.753 petistas compareceram à eleição interna. Em todo o país, o aumento de filiados que votaram nas eleições foi de 74%.

Estiveram na reunião em Campo Grande a deputada federal Camila Jara; os deputados estaduais , Pedro Kemp e Gleice Jane; os vereadores de Campo Grande Jean Ferreira e Landmark Rios.

Também participaram do encontro os superintendentes regionais do Incra e da SPU, Paulinho Roberto e Tiago Botelho, respectivamente; o atual presidente do PT-MS, Vladimir Ferreira; o coordenador da corrente interna Resistência Socialista em MS, Sandro Omar; e o advogado e filiado Ronaldo Franco.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Últimas Notícias

Cotidiano

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do Bairro Moreninha

O fogo deixou uma área de vegetação completamente destruída

Política

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Trump anunciou aumento de taxas de importação a partir de 1º de agosto

Política

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

O debate aconteceu nesta terça-feira, em uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos

Política

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

O governador anunciou o edital do concurso com 400 vagas para a Polícia Civil será disponibilizado nesta quarta-feira